Foto/Reprodução: Donald Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou atrás e vai adiar até 2 de abril tarifas de 25% sobre quaisquer produtos canadenses e mexicanos incluídos no USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá). Nessa data, Trump deve anunciar novas tarifas globais e setoriais.
“Espero que México e Canadá façam um trabalho bom o suficiente em relação ao fentanil para que essa questão não interfira em novas tarifas”, afirmou o Secretário de Comércio Howard Lutnick em um comunicado.
Mais cedo, Trump havia anunciado que o México não seria obrigado a pagar tarifas sobre qualquer mercadoria que se enquadrasse no USMCA até 2 de abril.
“Após conversar com a presidente Claudia Sheinbaum do México, concordei que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer coisa que se enquadre no Acordo USMCA”, escreveu Trump.
Sheinbaum agradeceu ao presidente Trump pelo telefonema “excelente e respeitoso” entre ambos, prometendo que seu governo trabalhará na segurança e na imigração, já que Washington reduziu temporariamente as tarifas comerciais impostas ao país.
Sheinbaum disse que os dois países continuarão trabalhando juntos para conter a chegada do opioide fentanil do México para os Estados Unidos, um ponto-chave de discórdia nas negociações sobre as tarifas de 25% de Washington sobre as importações mexicanas.
“Tivemos uma ligação excelente e respeitosa na qual concordamos que nosso trabalho e colaboração produziram resultados sem precedentes, dentro da estrutura de respeito às nossas soberanias”, disse Sheinbaum em um post no X.
Essa é a segunda mudança de postura de Trump em dois dias em relação aos produtos importados mexicanos. Nesta quarta-feira (5), ele já havia anunciado que montadoras em conformidade com o USMCA receberiam uma isenção de um mês das tarifas de 25% impostas aos dois maiores parceiros comerciais dos EUA no início desta semana.
Da Folhapress | Foto: Instagram
O relator do caso do Banco Master que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou, nesta quinta-feira…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil…
O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Machado,…
Pessoas que consomem diariamente café ou chá podem apresentar menor risco de desenvolver demência ao longo da vida, segundo…
A influencer e sensitiva Izadora Morais, musa da Colorado do Brás, está fora do carnaval…
O vale-alimentação e o vale-refeição, que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),…
This website uses cookies.