Brasil

Três em cada 10 famílias passam fome no Brasil; pior situação é de Alagoas

Em | Da Redação

Atualizado em

Três em cada 10 famílias passam fome no Brasil; pior situação é de Alagoas
Rejane de Souza Rorigues, 50 anos, cuida de 6 crianças, entre filhos e netos – Goiânia (GO) 16/04/2021 Pandemia de CoViD-19 dificulta ainda mais o acesso de famílias vulneráveis à alimentação adequada

Rejane de Souza Rorigues, 50 anos, cuida de 6 crianças, entre filhos e netos –

Três em cada dez famílias brasileiras enfrentam algum nível de falta de alimentos e passam fome. É o que mostra um estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), divulgado nesta quarta-feira (14). Em números absolutos, são 125,2 milhões em insegurança alimentar.

Dados regionais

A maior proporção de famílias nessa situação está nas regiões Norte e Nordeste do país. Alagoas é o estado em que os casos de insegurança alimentar grave são mais frequentes, atingindo 36,7% das famílias pesquisadas.

Em segundo lugar, vem o Amapá, com 32% dos domicílios nessa situação. Na sequência, estão Pará e Sergipe, ambos com 30% da população atingida.

“Os resultados refletem as desigualdades regionais registradas no relatório do II VIGISAN, e evidenciam diferenças substanciais entre os estados de cada macrorregião do país”, aponta, em nota, o coordenador da Rede Penssan, Renato Maluf.”Não são espaços homogêneos do ponto de vista das condições de vida. Há diferenças socioeconômicas nas regiões que pedem políticas públicas direcionadas para cada estado que as compõem”, completa.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads