Mundo

Video:Três brasileiros estão entre os presos em Portugal com 6,5 toneladas de cocaína

A Polícia Judiciária e a Marinha de Portugal interceptaram, a 920 quilômetros dos Açores, um submersível carregado com 6,5 toneladas de cocaína. Na tripulação, estavam três brasileiros, um colombiano e um espanhol.As informações são do Jornal O Globo.

— Isso aponta para uma internacionalização das organizações criminosas como um todo. Não é mais um grupo de brasileiros, um grupo de colombianos ou mexicanos — diz Roberto Uchôa, membro do conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisador na Universidade de Coimbra — As organizações conseguem se adaptar rapidamente através de novas tecnologias para conseguir o seu intento: entregar drogas no seu destino.

Um vídeo divulgado pelas autoridades portuguesas mostra como foi a abordagem ao submarino do tráfico e como é o interior da embarcação:

 

Três brasileiros, um espanhol e um colombiano faziam parte de tripulação de submersível carregado de cocaína — Foto: Divulgação

O submarino partiu do litoral brasileiro e tinha como destino algum ponto da Península Ibérica. Em coletiva de imprensa, Luís Neves, Diretor Nacional da Polícia Judiciária, explicou que os narcossubmarinos se aproximam da costa apenas o suficiente para serem abordados por lanchas. A droga é retirada dos submersíveis, e os barcos levam o carregamento da droga para dentro do país, rapidamente.

Segundo Neves, os tripulantes presos “não são aprendizes” e foram treinados para a ação criminosa que cruzou o Oceano Atlântico. O nome da organização criminosa responsável pelo caso não foi divulgado, mas, de acordo com o diretor da Polícia Judiciária, é uma das muitas que buscam “encharcar a Europa de muita cocaína”.

“São os cartéis que os constroem, são manufaturados e têm tecnologia de ponta para poderem comunicar com a organização e para poderem estar no mar”, declarou Neves, segundo o jornal português Observador.

O caso chegou ao conhecimento das autoridades portuguesas pelo Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos), entidade que reúne oito países da União Europeia e o Reino Unido com o objetivo de combater o tráfico de drogas nos mares. A informação de que um narcossubmarino estava se aproximando de Portugal foi compartilhada pela Guarda Civil da Espanha.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.