
A revelação ocorreu durante o lançamento, pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), do Fórum Permanente da Infraestrutura, esta segunda-feira (31), na Casa da Indústria, no Recife.
A empresa Infra S.A é originada a partir da incorporação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pela Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias.
Bastos admitiu que não tem como gastar os R$ 450 milhões alocados no Orçamento Geral da União de 2025 para a obras dentro do orçamento do Novo PAC. Mas esclareceu que o que não for gasto ficará na rubrica restos a pagar em 2026, já que dentro do Ministério dos Transportes a obra tem prioridade.
Isso foi determinado pelo presidente Lula (PT) em garantia à governadora Raquel Lyra (PSD) e à bancada de Pernambuco em 2023, após mobilização liderada por Raquel quando da exclusão do trecho em aditivo assinado pelo DNIT na semana do Natal de 2022, sem a presença de representantes do governo de Pernambuco.
Nesta segunda-feira, ao comemorar o possível lançamento dos dois editais, a governadora Raquel Lyra lembrou, de passagem, a dificuldade que o gesto do governo Bolsonaro (PL) trouxe a Pernambuco. Mas disse que o fato concreto é que, com o projeto, vem o edital; com o edital, vem a ordem de serviço; e que, com ela, vem o começo da obra. O que faz a luta do Estado mudar de patamar e mirar verbas para sua conclusão em 2029.
Mas, como admitiu Jorge Bastos, há um longo caminho a percorrer. O lançamento de apenas dois trechos, os lotes 05 e 07 (ambos com 53 quilômetros), deve-se ao fato de os dois já estarem de posse da empresa e com as informações básicas. Enquanto os lotes 04 (com 73 quilômetros) e 06 (com 44) ainda precisam de ações, passando por pesquisa a atualizações para finalização dos editais.
Os lotes 04 e 05 estão como percentuais de obras de 37% e 24% feitos pela antiga concessionária Transnordestina S.A. Já os lotes 06 e 07 devem começar obras do zero, já que o seu traçado foi apenas definido e demarcado. Os lotes que receberão obras estão entre as cidades de Custódia e Pesqueira, passando por Arcoverde. Os lotes 06 e 07 vão de Pesqueira a Belém de Maria, passando por Cachoeirinha.