Brasil Empregos

Taxa de desemprego cai para 5,2% em novembro, a menor da série desde 2012

Em | Da Redação

Atualizado em

Taxa de desemprego cai para 5,2% em novembro, a menor da série desde 2012
Taxa de desemprego.

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, menor taxa de desocupação desde 2012, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (30).

No trimestre encerrado em novembro, a população desocupada no país ficou em 5,644 milhões, o menor contingente da série histórica.

A menor taxa de desocupação foi acompanhada por um novo recorde no número de pessoas empregadas no país: 103,2 milhões. O nível de ocupação ficou em 59,0%.

A renda média real habitual dos trabalhadores bateu novo recorde de R$ 3.574, crescendo rescendo 1,8% no trimestre e 4,5% em relação ao mesmo trimestre móvel de 2024, já descontados os efeitos da inflação.

O número de empregados com carteira assinada também renovou recorde e atingiu 39,4 milhões, com estabilidade na comparação trimestral e alta de 2,6% (ou mais 1,0 milhão de trabalhadores com carteira) no ano.

Deixe sua opinião