
As tarifas globais de 10% anunciadas nesta semana pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entraram em vigor neste sábado (5/4), oficializando uma medida que ameaça perturbar ainda mais os mercados internacionais.
Na quarta-feira passada (2/4), dia que batizou de “Dia da Libertação”, Trump anunciou uma tarifa mínima de 10% sobre 184 países e territórios, além da União Europeia (UE), e em alguns casos aumentou as taxas.
No caso do Brasil, a alíquota foi mantida em 10%, mas chegou a ser incrementada em até 20% para produtos da UE ou até 54% para as exportações chinesas que chegam ao mercado americano.
Essa escalada tarifária adicional, aplicada apenas a alguns parceiros comerciais de Washington, entrará em vigor na próxima quarta-feira (9/4).
O que entra em vigor agora é a tarifa global de 10% que afeta todos os produtos que os Estados Unidos importam de outras nações.
No entanto, produtos já carregados em um navio e em trânsito para os Estados Unidos antes das 0h01 deste sábado estão isentos da tarifa de 10%, de acordo com a ordem executiva assinada por Trump na quarta. Essas mercadorias devem chegar aos EUA até 27 de maio para evitar taxas alfandegárias.