Entretenimento

Tadalafila: uso do medicamento como pré-treino pode colocar vida em risco

A Tadalafila vem ganhando cada vez mais espaço entre os adeptos da musculação com a promessa de facilitar o ganho de massa magra e o tônus muscular por conta do seu efeito vasodilatador. Em tese, a substância agiria na camada que reveste a parede interna das artérias, permitindo a chegada de mais sangue nos músculos, auxiliando a hipertrofia. O uso do medicamento, no entanto, pode causar efeitos colaterais no corpo.

Ainda assim, como diz o urologista Bruno Sarmento, não existem estudos que comprovem a segurança do uso do medicamento em treinamento físico. “Como um vasodilatador teoricamente aumenta a quantidade de sangue que chega nas partes periféricas do corpo, existe uma cultura de achar que o atleta teria um ganho de desempenho. Mas é desvirtuar o uso, porque não foi para isso que ele foi criado. O medicamento não é aprovado e testado para isso”, enfatiza.

Em tese, a substância agiria como vasodilatador e auxiliaria a hipertrofia, mas profissionais da saúde alertam para efeitos colaterais

“Não sabemos como essa ideia surgiu. O que já sabemos é que não há comprovação científica alguma que ateste os benefícios do uso da Tadalafila como pré-treino. Dispomos de diversos produtos que podem ser usados com esta finalidade de forma segura e eficaz, mas as modas viralizadas nas redes sociais às vezes ultrapassam a linha do bom senso e podem colocar a vida em risco”, pontua o nutricionista Haroldo Lordello.

De acordo com a ANVISA, a venda de Tadalafila no Brasil triplicou nos últimos três anos. A substância foi a terceira mais vendida em 2024 no mundo, ficando atrás apenas da Losartana e da Metformina. Trata-se de uma droga segura, desde que seja administrada de forma adequada. O uso indiscriminado da Tadalafila pode causar reações adversas. Ainda há o perigo da interação com outros remédios e dos efeitos colaterais, que vão de uma simples indigestão a alterações na visão, audição e batimentos cardíacos.

“Não é o uso recomendado pelo fabricante. Caso algum médico prescreva para essa finalidade e ache seguro, tudo bem, mas o paciente não pode usar por conta própria, porque pode ter repercussão na pressão arterial”, explica o urologista Leonardo Calazans.

Para dar um gás no treino, potencializar o ganho de massa magra ou ajudar na queima calórica existem substâncias e alimentos com eficácia comprovada, que devem ser indicados por nutricionista, sempre observando a necessidade de cada paciente. “É sempre bom esclarecer que o uso de vasodilatadores nos treinos pode aumentar a percepção de força e desempenho, mas sem uma alimentação adequada e direcionada não há garantia de ganho muscular”, finaliza Haroldo Lordello.

Segundo o urologista George Ferrari, a substância também se tornou comum em fórmulas prescritas por profissionais que atuam na área da medicina ortomolecular. “Tem a teoria de que melhora na academia, mas é bobagem. Toda fórmula para homem vem com uma dose bem pequena da Tadalafila. O cara se sente melhor e acha fantástico, mas é algo mais psicológico”.

Indicações

A tadalafila é uma substância inibidora da enzima fosfodiesterase tipo 5. Em nota enviada ao CORREIO, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) explicou que, além da disfunção erétil, o fármaco é indicado no tratamento de sintomas de próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna). “De forma geral, a atuação se dá no aumento do fluxo sanguíneo no pênis e no relaxamento da musculatura da próstata e bexiga”, explica a assessoria técnica da entidade, que representa o setor de farmácias de manipulação.

A dose habitual seria de 10mg por dia, mas pode ser aumentada até 20mg. É possível, ainda, reduzir a 5mg ou a 2,5 mg. No caso das farmácias de manipulação, a substância só pode ser vendida se a pessoa apresentar a prescrição médica, que deve ser avaliada por um farmacêutico na sequência.

“É importante ressaltar inicialmente que a tadalafila não é indicada para mulheres e deve ser utilizada com cuidado em pacientes com problemas cardíacos, renais e hepáticos. Como possível efeito colateral, podem ocorrer reações comuns como dores de cabeça e musculares, indigestão e rubor. Nos casos mais graves, infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e até morte”, acrescenta a associação.

No uso off label, porém, não é incomum que a tadalafila seja associada a ambientes de bares, boates e viagens, de acordo com Gibran Souza, do Sindifarma. As brincadeiras sobre a performance masculina – inclusive de que não precisaria de um período de repouso após uma relação sexual – viriam desse aspecto. “Esses medicamentos estão ao alcance de praticamente todos e é muito plausível e justificável esse tipo de fama desse tipo de medicação. Não só da Tadalafila, mas do citrato”, diz.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

53 minutos ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

1 hora ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

1 hora ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

1 hora ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

2 horas ago

Flávio define anistia como prioridade após ser escolhido para disputa à Presidência pelo pai

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República em 2026, o…

2 horas ago

This website uses cookies.