Neste ano de 2022, muitos trabalhadores passaram a questionar sobre os repasses do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano de 2021. Apesar disso, tudo indica que o próximo calendário será liberado somente em 2023.
Pagamento do abono salarial
A mudança na ordem dos pagamentos acabou sendo uma decisão do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), composto por representantes dos trabalhadores, empresas e governo.
A alteração foi necessária para alinhar o calendário de pagamentos do benefício junto ao Orçamento anual, sem deixar novos repasses para o próximo ano, como acontecia anteriormente. Por causa disso, para o ano que vem, os pagamentos devem ocorrer somente entre janeiro e dezembro.
Quem pode ter acesso ao abono salarial?
Para ter acesso aos valores, os trabalhadores devem corresponder aos seguintes requisitos:
- Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 20 dias em 2021;
- Ter recebido, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média em 2021;
- Estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos;
- Estar com todos os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Quando será liberado o pagamento em 2023?
Segundo informações compartilhadas pela Resolução 896, o pagamento deve começar a ser realizado no mês de janeiro e dezembro. Apesar disso, o Codefat deve confirmar o calendário ainda no mês de janeiro de 2023.
Tabela PIS 2021
Segundo informações da tabela do PIS 2021, o valor do abono salarial deve ser liberado em parcelas de R$ 101 a R$ 1.100.
Da redação do PortalPE10, com informações são do JC Online