Brasil

SUS terá dois novos tratamentos hormonais para endometriose, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (9) que o SUS (Sistema Único de Saúde) irá disponibilizar mais duas opções de tratamento hormonal para a endometriose, o DIU-LNG (Dispositivo Intrauterino Liberador de Levonogestrel) e o desogestrel.

Segundo a pasta, os dois tratamentos foram incorporados ao SUS após recomendação favorável do Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde). Para estarem disponíveis na rede pública de saúde, etapas como a atualização do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da endometriose ainda precisam ser concluídas. Não foi divulgado o prazo para a disponibilização.

O DIU-LNG atua suprimindo o crescimento do tecido endometrial fora do útero e tem validade de cinco anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a opção é destinada a mulheres que não podem fazer uso de contraceptivos orais combinados.

Anticoncepcional hormonal, o desogestrel pode reduzir a dor e dificultar progressão da endometriose, segundo informações da pasta. O medicamento é capaz de bloquear a atividade hormonal que impede o crescimento do endométrio fora do útero e pode ser prescrito como primeira linha de tratamento para sintomas iniciais da doença.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. Segundo o SUS, nos últimos dois anos mais de 260 mil casos da doença foram atendidos no Brasil.

A rede pública de saúde brasileira oferece também tratamento clínico, como terapia hormonal, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e acompanhamento multidisciplinar para pacientes com endometriose, além da opção cirúrgica como videolaparoscopia, laparotomia e histerectomia para casos mais específicos.

A endometriose é uma condição onde o tecido (endométrio) que reveste o útero começa a crescer na parte externa do útero. Dentre os principais sintomas estão cólicas menstruais intensas, dores durante relações sexuais e até sangue.

Ainda não há prazo para a disponibilização do DIU-LNG e do desogestrel

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

16 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

16 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

23 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

24 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.