Brasil

SUS terá dois novos tratamentos hormonais para endometriose, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou nesta quarta-feira (9) que o SUS (Sistema Único de Saúde) irá disponibilizar mais duas opções de tratamento hormonal para a endometriose, o DIU-LNG (Dispositivo Intrauterino Liberador de Levonogestrel) e o desogestrel.

Segundo a pasta, os dois tratamentos foram incorporados ao SUS após recomendação favorável do Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde). Para estarem disponíveis na rede pública de saúde, etapas como a atualização do protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da endometriose ainda precisam ser concluídas. Não foi divulgado o prazo para a disponibilização.

O DIU-LNG atua suprimindo o crescimento do tecido endometrial fora do útero e tem validade de cinco anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a opção é destinada a mulheres que não podem fazer uso de contraceptivos orais combinados.

Anticoncepcional hormonal, o desogestrel pode reduzir a dor e dificultar progressão da endometriose, segundo informações da pasta. O medicamento é capaz de bloquear a atividade hormonal que impede o crescimento do endométrio fora do útero e pode ser prescrito como primeira linha de tratamento para sintomas iniciais da doença.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo. Segundo o SUS, nos últimos dois anos mais de 260 mil casos da doença foram atendidos no Brasil.

A rede pública de saúde brasileira oferece também tratamento clínico, como terapia hormonal, medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e acompanhamento multidisciplinar para pacientes com endometriose, além da opção cirúrgica como videolaparoscopia, laparotomia e histerectomia para casos mais específicos.

A endometriose é uma condição onde o tecido (endométrio) que reveste o útero começa a crescer na parte externa do útero. Dentre os principais sintomas estão cólicas menstruais intensas, dores durante relações sexuais e até sangue.

Ainda não há prazo para a disponibilização do DIU-LNG e do desogestrel

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

1 hora ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

11 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

11 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

11 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

11 horas ago

Geisy Arruda sensualiza com calcinha rosa de renda e incendeia o clima na web

Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…

11 horas ago

This website uses cookies.