SUS substituirá papanicolau por exame mais delicado ainda em 2025; saiba detalhes
O teste citopatológico para a detecção do HPV, popularmente conhecido como papanicolau, será substituído pelo Sistema único de Saúde (SUS) pelo exame molecular de DNA-HPV. A ação será realizada de forma gradual, com um tempo de intervalo entre as coletas de cinco anos, caso tenha o diagnóstico do vírus.
De acordo com o portal Agência Brasil, essa substituição faz parte das diretrizes do diagnóstico do câncer do colo do útero, apresentadas nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), aprovadas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde e pela Comissão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (Conitec).
O teste molecular é considerado mais eficaz para a redução de casos de óbito, e possui uma maior sensibilidade, permitindo indentificação do subtipo do vírus.
O novo exame será implementado com a premissa de buscar as pessoas em vez de esperar que elas procurem as unidades de saúde, para que ocorra essa identificação e o tratamento conforme a confirmação do diagnóstico.
“A pessoa faz um teste de DNA-HPV, e, se não foi detectado, ela só vai repetir o exame após 5 anos. Se foi detectado um tipo oncogênico, como o 16 e o 18, que são responsáveis por 70% das lesões precursoras de câncer, ela vai ser encaminhada diretamente à colposcopia. Se a colposcopia identificar uma doença cervical, vai seguir para condutas específicas”, explicou Itamar Bento, pesquisador da Divisão de Detecção Precoce do Inca, ao Agência Brasil.
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…
A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…
O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…
O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…
This website uses cookies.