Política

STF revoga prisão de Mauro Cid; militar prestará depoimento à Polícia Federal sobre articular fuga com ex-ministro Gilson Machado

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) e réu por tentativa de golpe de Estado, foi preso nesta sexta-feira (13) pela Polícia Federal por envolvimento em uma tentativa de fuga articulada com o ex-ministro do Turismo Gilson Machado.

De acordo com a GloboNews, Cid teria tentado deixar o país utilizando um passaporte português, supostamente viabilizado com a ajuda de Machado. A PF aponta que os dois articulavam a evasão clandestina com o objetivo de evitar o prosseguimento das investigações da Ação Penal 2.688/DF, que trata da tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.

A prisão de Gilson Machado foi efetuada no Recife (PE), também nesta sexta-feira. Já Cid se encontra atualmente na vila militar, de onde deverá ser transferido para uma unidade prisional do Exército.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) sustentou que há fortes indícios de que Machado “buscou um passaporte português para Mauro Cid com a intenção de viabilizar sua saída do país e, assim, impedir a aplicação da lei penal”. Em manifestação assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, o órgão afirma: “essa atuação ocorreu possivelmente para viabilizar a evasão do país do réu Mauro Cesar Barbosa Cid, com o objetivo de se furtar à aplicação da lei penal, tendo em vista a proximidade do encerramento da instrução processual”.

A tentativa de fuga representa, segundo a PF e a PGR, uma ameaça concreta ao andamento do processo e à aplicação da Justiça, o que motivou as prisões preventivas. As autoridades agora aprofundam a apuração sobre o alcance da rede de apoio à evasão e os vínculos entre os investigados.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

4 horas ago

Anvisa libera semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

A Anvisa aprovou nesta segunda (15) o uso de semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy…

4 horas ago

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

16 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

16 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

17 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

2 dias ago

This website uses cookies.