Política

Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy,deputados do PL, são alvo da PF em operação contra desvios de recursos públicos

Em | Da Redação

Atualizado em

Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy,deputados do PL, são alvo da PF em operação contra desvios de recursos públicos
Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STF, no DF e no Rio de Janeiro

A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira (19) mandados de busca e apreensão contra os deputados federais Sóstenes Cavalcante e Carlos Jordy, ambos do PL do Rio de Janeiro e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em um endereço ligado a Sóstenes, que é líder do PL na Câmara dos Deputados, a PF apreendeu R$ 430 mil em espécie.

Os sete mandados, autorizados pelo ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), são cumpridos no Distrito Federal e no Rio de Janeiro. A operação da PF, batizada de Galho Fraco, não ocorre nos gabinetes parlamentares de Sóstenes e Jordy em Brasília.

 

O objetivo da operação é aprofundar investigações sobre desvios de recursos públicos de cotas parlamentares, de acordo com a corporação.

Dinheiro estava guardado em sacos de lixo — Foto: Divulgação

“De acordo com as investigações, agentes políticos, servidores comissionados e particulares teriam atuado de forma coordenada para o desvio e posterior ocultação de verba pública”, disse a PF.

A cota parlamentar é um valor mensal que o deputado recebe para custear despesas do exercício do mandato, como aluguel de escritório no estado, passagens aéreas e aluguel de carro, entre outras.

A operação da PF é desdobramento de outra realizada em dezembro de 2024 e investiga os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Procurado pela reportagem, Sóstenes ainda não se manifestou. Ele tem liderado críticas ao STF no partido após a prisão de Bolsonaro. Na última semana, chamou Alexandre de Moraes de “ditador psicopata”, após o magistrado ter anulado a votação que salvou o mandato da deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) na Câmara.

Dinheiro estava guardado em sacos de lixo — Foto: Divulgação

 

Deixe sua opinião