Logo G1
Mundo

Som de batidas será revelado pela 1ª vez em documentário sobre submarino Titan

Documentário de TV britânica, que estreia nesta quinta (7), revela áudio captado pela Guarda Costeira do Canadá, que participou das buscas, com batidas repetitivas.

Em | Da Redação com informações de G1

Atualizado em

Som de batidas será revelado pela 1ª vez em documentário sobre submarino Titan
Imagem sem data do Titan, o submarino que sumiu no oceano — Foto: OceanGate Expeditions/Reuters

Em junho, quando o mundo inteiro acompanhava com apreensão as buscas por um submarino de apenas 7 metros de comprimento que havia desaparecido no fundo do Oceano Atlântico em uma expedição para visitar os restos do Titanic, um ruído trouxe esperança.

Tratava-se de um som que se assemelhava a batidas repetitivas. O barulho, captado pela Guarda Costeira do Canadá, que participava das buscas junto de equipes dos EUA e da França, será revelado ao público geral pela primeira vez nesta quinta-feira (7) em um documentário da TV britânica Channel 5 sobre a tragédia.

O ruído foi identificado no terceiro dia de buscas pelo submarino, em junho de 2023, por captadores de ruídos de aviões canadenses que sobrevoavam o local de buscas. O som se assemelhava a batidas contínuas e era ouvido em intervalos similares, de cerca de 30 minutos, segundo disseram autoridades à época.

O ruído fez com que todas as equipes de busca redirecionassem as rotas de buscas e focassem no perímetro ao redor de onde o som havia sido captado. Dias depois, sondas também do Canadá que vasculhavam o fundo do mar encontraram destroços na nova área de buscas.

Os destroços, segundo as equipes, confirmavam a tese de que a embarcação implodiu no fundo do mar, provavelmente por conta de uma forte pressão interna.

A principal tese da principal investigação — conduzida pela Guarda Costeira dos Estados Unidos — é a de que os cinco passageiros do Titan nem sequer sentiram a implosão, que foi instantânea.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads