
O processo envolvendo a viúva de um fazendeiro e Jericoacoara segue rendendo. Durante o programa Fantástico deste domingo (28), o sobrinho de Iracema Correia, Samuel Machado, deu detalhes sobre o andamento do processo e a solicitação da tia para ter a posse de parte do local.
Apesar dos moradores afirmarem que nunca viram Iracema na região, ela alega que tem a posse de cerca de 81% do local. No processo, Iracema relata que o fazendeiro José Maria Machado adquiriu terras em Jericoacoara, em 1983.
Quando o casal se divorciou em 1995, a ex-mulher ganhou algumas terras, entre elas, a fazenda Junco 1, mas até então ela não fez qualquer movimentação no local. Segundo a matéria do Fantástico, a defesa de Iracema identificou uma possibilidade para ter novamente suas posses.
O advogado dela apresentou um documento de posse da fazenda Junco 1, que equivale a 81% da Vila. Em entrevista, Samuel afirmou que a tia não tinha entendimento suficiente em 1995 para saber o que fazer com as terras. Ele ainda explicou que Iracema não foi vista na região porque o tio não levava a família para o local.
O prefeito de Jeri ressaltou que não permitirá qualquer tipo de obra caso ela realmente consiga a posse. “Não será feito desmembramento dessas áreas por parte do município autorizado por cartório, como também não será feito nenhum tipo de liberação de alvarás”, afirmou.