Brasil

Sobe para 113 o número de mortes com enchentes no RS; há 146 desaparecidos

RS tem 435 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado aos temporais, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.

Em | Da Redação

Atualizado em

Sobe para 113 o número de mortes com enchentes no RS; há 146 desaparecidos
Mulher é resgatada em Porto Alegre por conta de enchentes das cheias do Guaíba — Foto: Diego Vara/Reuters

O último boletim da Defesa Civil, divulgado nesta sexta-feira (10), informa que o número de mortos devido aos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul subiu para 113. Um óbito está atualmente em fase de investigação. Dos 497 municípios do estado, 435 relataram problemas relacionados aos temporais, afetando cerca de 1,9 milhão de pessoas.

PESSOAS FORA DE CASA: O número de pessoas fora de casa pelos temporais que atingem o RS desde 29 de abril chegou a 406,7 mil. Há, no total, 69.617 pessoas recebendo acolhimento em abrigos e outras 337.116 abrigadas nas casas de amigos ou parentes. Há 756 feridos e 146 desaparecidos.

PREVISÃO DE CHUVA: Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê-se que o Rio Grande do Sul será novamente atingido por chuvas intensas nesta sexta-feira (10). Os acumulados podem exceder os 100 milímetros. Além disso, a previsão indica uma mudança na direção dos ventos, que passarão a soprar predominantemente do sul, o que dificultará o escoamento das águas do Guaíba e da Lagoa dos Patos. As regiões mais impactadas deverão ser o Norte e o Leste do estado.

GUAÍBA REDUZ NÍVEL: Pela primeira vez desde sábado (4), o nível do Guaíba em Porto Alegre registrou uma baixa, marcando 4,74 metros, segundo a medição realizada às 6h15 desta sexta-feira (10) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá. Mesmo com a redução, o Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros).

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads