Brasil

Sob forte escolta, sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais

Em | Da Redação

Atualizado em

Sob forte escolta, sete chefes do Comando Vermelho são transferidos para presídios federais
Presos do RJ fazem fila antes de serem encaminhados à penitenciária federal – Divulgação/Governo do RJ

Sete chefes do tráfico do Comando Vermelho começaram a ser transferidos para presídios federais nesta quarta-feira (12). Os criminosos estavam em Bangu 1, no Complexo de Gericinó, e foram levados sob forte escolta do Grupamento de Intervenção Tática (GIT) para o Galeão, na Ilha do Governador, de onde embarcariam para unidades de segurança máxima distribuídas pelo país.

Ao menos 40 policiais do GIT foram mobilizados para a escolta dos traficantes até a pista. A guarda passaria, então, a agentes da Polícia Federal. Ao todo, os 7 têm penas que somam quase 500 de prisão.

Os presos formaram uma fila na pista do aeroporto e embarcaram um a um na aeronave rumo ao presídio federal de Catanduvas, no Paraná. De lá, eles serão levados para os presídios federais de Mossoró, Brasília, Campo Grande e Porto Velho. A data da nova transferência ainda não foi divulgada.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais, com a operação desta quarta, o Rio de Janeiro passa a ser o estado com o maior número de presos sob custódia federal, totalizando 66 custodiados de alta periculosidade. Somente em 2025, 19 novas inclusões foram realizadas no Sistema Penitenciário Federal (SPF).

 

Deixe sua opinião