Pernambuco

Sintepe envia ofício ao Governo de PE cobrando inclusão de professores excluídos

Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe) enviou ofício ao Governo de Pernambuco cobrando a inclusão de professores que foram excluídos do pagamento do abono.

Esses profissionais estavam lotados na Secretaria de Educação e em Gerências Regionais de Educação (GREs) no período requerido pelo pagamento, de 1997 a 2006, e não em salas de aula, não sendo contemplados pelo pagamento.

O documento do sindicato foi endereçado ao Secretário de Educação, Marcelo Barros. O órgão solicita o reconhecimento ao direito desses trabalhadores.

“Como sabido, tanto a lei Federal 14.325/2022 quanto a Lei Estadual 17.868/2022 estabelecem expressamente que terão direito ao rateio ‘os profissionais do magistério da educação básica que estavam em cargo, emprego ou função’, integrantes da estrutura, quadro ou tabela de servidores do Estado de Pernambuco”, diz o texto.

“Ora Excelência, os profissionais do magistério que estavam em cargos ou desempenhando funções na Secretaria de Educação e nas GREs, atividades, por óbvio, exclusivamente educacionais e inerentes ao desenvolvimento do ensino, também estariam albergados pelo direito ao rateio”, defende o sindicato.

Sindicato se reuniu com Secretaria

A presidente do Sintepe, Ivete Caetano, afirmou que participou de reunião com o secretário Marcelo Barros na última terça-feira (16). Segundo nota do sindicato, o Governo reconheceu a legitimidade da reivindicação, e estaria esperando um parecer da Procuradoria Geral do Estado.

“O Sintepe vai continuar atento e na pressão, junto com sua assessoria jurídica, para que nossos companheiros e companheiras tenham seus direitos garantidos”, disse Ivete.

Professores reclamam de saldo incorreto

Além dos professores que não foram contemplados pelo pagamento, outros profissionais que trabalharam lotados na Secretaria e nas GREs somente em um período específico da carreira alegaram que o site de consulta revela valores divergentes.

Segundo relatos, o site do Governo exibe apenas o valor referente ao trabalho em sala de aula — o período de vínculo ao edifício sede ou GRE é excluído do cálculo.

Da redação do PortalPE10, com informações do JC Online

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

8 horas ago

Anvisa libera semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

A Anvisa aprovou nesta segunda (15) o uso de semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy…

9 horas ago

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

21 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

21 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

21 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

2 dias ago

This website uses cookies.