Pernambuco

Sintepe cobra resposta sobre erros na folha de pagamento de mais de 1.300 servidores da educação de PE

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) segue pressionando o Governo do Estado para que informe uma data concreta para o pagamento do 1/3 de férias referente à folha de dezembro de 2024, que ainda não foi creditado a mais de 1.300 servidores da educação estadual.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (6), o sindicato reforçou que, apesar das cobranças diárias, ainda não obteve resposta do governo estadual sobre o tema. O Sintepe já realizou denúncias formais ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), visando garantir o cumprimento da obrigação do governo e o pagamento dos direitos dos trabalhadores da educação.

A situação é uma continuidade de um problema que já dura meses, de acordo com a entidade. Desde julho de 2024, o Sintepe vem denunciando erros recorrentes no pagamento dos salários dos servidores, incluindo descontos indevidos, falta de gratificações e, em casos extremos, até a suspensão total do pagamento. No final do ano, a ausência do terço constitucional de férias na folha de pagamento de dezembro agravou ainda mais a insatisfação da categoria.

Ivete Caetano, presidente do Sintepe, mencionou que a situação já se arrasta por meses e que a entidade está buscando apoio dos órgãos competentes para resolver a questão. “Desde julho estamos denunciando esse descaso, ao mesmo tempo em que colhemos as informações dos servidores e servidoras da educação para resolver os problemas pontualmente. Mas paciência tem limites. Solicitamos ao MPPE e ao TCE que nos ajudem neste problema. São erros que a menor das prefeituras não comete, que dirá um Estado importante como Pernambuco. Exigimos providência imediata, assim como vamos buscar a Justiça Estadual para reparar danos causados à nossa categoria“, afirmou.

O sindicato também alertou que, caso o pagamento não seja feito de forma regularizada, o caminho será buscar reparação por meio da Justiça Estadual para compensar os danos causados aos servidores.

Em resposta, a Secretaria de Administração (SAD) afirmou, no dia 27 de dezembro, que os valores referentes ao terço de férias foram depositados para os professores em sala de aula e demais profissionais da educação que comunicaram oficialmente o gozo de férias para o mês de janeiro. No entanto, o Sintepe ressalta que mais de 1.300 trabalhadores da educação ainda não receberam os valores devidos.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

7 horas ago

Anvisa libera semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

A Anvisa aprovou nesta segunda (15) o uso de semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy…

7 horas ago

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

19 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

19 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

20 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

2 dias ago

This website uses cookies.