Conta de Luz
Após a seca recorde de 2024, o setor elétrico começa a se recuperar com o retorno do período chuvoso. A previsão é que, em 2025, o clima mais ameno contribua para manter as tarifas de energia sem taxas extras durante a maior parte do ano.
Especialistas consultados pela imprensa apontam que o próximo ano deve registrar menos picos de calor e mais chuvas no verão, o que deverá aliviar o sistema elétrico e manter a bandeira tarifária no patamar verde na maior parte de 2025.
O sistema de cores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indica as condições de geração de energia. Quando a chuva é escassa e as hidrelétricas geram menos energia, é necessário acionar usinas termelétricas, que são mais caras. Nesse caso, a Aneel ativa as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2, gerando taxas extras na conta de luz.
A especialista ainda alerta que, durante os meses de agosto e setembro, é provável que a bandeira amarela seja acionada (com taxa extra) devido ao período seco, com a necessidade de usar usinas termelétricas para atender aos picos de demanda.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…
Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…
Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…
Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o neste domingo (01) Grammy Awards 2026 na categoria…
O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2) aos trabalhadores. O…
This website uses cookies.