Brasil

Semana com 4 dias úteis pode se tornar realidade no Brasil

Em | Da Redação

Atualizado em

Semana com 4 dias úteis pode se tornar realidade no Brasil
Foto: Reprodução Internet

Países como Japão, Islândia e até Emirados Árabes Unidos já adotam, há anos, o modelo de quatro dias úteis na semana, o que totaliza 32 horas de trabalho semanal. O modelo voltou a ser discutido no Brasil nos últimos meses devido a dois motivos, sendo o primeiro a pandemia causada pela Covid-19 e o segundo a redução da jornada de trabalho semanal nos Estados Unidos.

O fenômeno conhecido como “a grande renúncia”, no qual aproximadamente 4,5 milhões de americanos se demitiram ou trocaram de emprego aconteceu em 2021. O fenômeno aconteceu devido a cerca de 32% dos jovens entre 22 e 35 anos, residentes nos EUA, terem se demitido porque as empresas em que trabalhavam não reduziram sua carga horária para quatro dias úteis. O estudo foi feito pela empresa de serviços financeiro americana, Jefferies.

Em entrevista ao site Metrópoles, a psicóloga clínica Bruna Capozzi, disse que a redução da jornada de trabalho pode trazer diversos benefícios para os funcionários.

“Ter um dia a mais no final de semana certamente é atrativo para o empregado. Pode significar mais tempo para fazer o que gosta e também estar com a família e amigos, ou seja, uma melhora na qualidade de vida”, explicou.

Além disso, a psicóloga argumentou que um dia a menos no trabalho significa um dia a menos de estresse no trânsito, um dia a menos de gastos com deslocamento e alimentação fora de casa, e entre outras ações que causam o aumento do estresse no ser-humano.

“Pode ser um grande diferencial para as instituições quando o assunto é retenção de talentos”, afirmou Bruna. Por fim ela disse que experimentar essa nova tendência ainda pode aumentar a produtividade e, consequentemente, os lucros das empresas que adotarem.

“Vale dizer que experimentar essa nova tendência, bem como as particularidades do trabalho híbrido favorece a produtividade dos funcionários”, finalizou.

Da redação do PortalPE10, com informações do BNews.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads