Pernambuco

Seis toneladas de óleo já foram recolhidas de praias do Litoral de Pernambuco

Divulgação

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) e a CPRH, em reunião, nesta quarta-feira (5), apresentou ações a serem adotadas a partir da chegada de novos fragmentos de óleo no litoral pernambucano, desde sábado (1). Até o momento, nove cidades confirmaram a chegada de óleo em suas faixas de areia: Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. Ao todo, pouco mais de seis toneladas do material foram recolhidas.

Tamandaré foi o mais atingido (cinco toneladas). As cidades de São José da Coroa Grande e Barreiros recolheram junta uma tonelada de óleo. Nos outros locais, a quantidade foi menor.
Entre as decisões tomadas na reunião, ficou estabelecido o monitoramento e também a limpeza do mar e faixas de areia, sobrevoos de acompanhamento aéreo, destinação correta dos resíduos recolhidos e educação ambiental à população.

O encontro serviu para formalizar a instalação da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2). Essa comissão de acompanhamento tem como objetivo “agir preventiva e integradamente diante do cenário que está posto”. As instituições, segundo nota da Semas-PE, estão em alerta e de prontidão para qualquer tipo de evolução da ocorrência.

No mês passado, amostras de bolotas de óleo foram encaminhadas para testes em laboratório na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo era identificar se o material tinha ligação com a situação dramática que atingiu a Costa do Nordeste em 2019. A UFPE, contudo, não conseguiu estabelecer comparações válidas. As testagens, porém, continuam sendo feitas.

Os órgãos ambientais destacam que não há qualquer restrição ao banho de mar nas praias pernambucanas. A orientação reforça que, caso um banhista identifique algum tipo de fragmento de óleo, deve-se evitar o contato com o material. O correto é encaminhar imediatamente a informação para o telefone emergencial da CPRH, o (81) 99488-4453.

Nesta quinta-feira (6), haverá reunião com as prefeituras de municípios litorâneos para alinhar ações de limpeza e destinação correta dos fragmentos recolhidos.

 

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Grave Acidente:Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos no Interior de Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…

5 horas ago

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

8 horas ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

12 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

1 dia ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

1 dia ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

1 dia ago

This website uses cookies.