
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (30), que, caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decida impor tarifas sobre produtos brasileiros, o Brasil responderá com medidas equivalentes. Lula enfatizou que a soberania nacional deve ser respeitada e que qualquer medida protecionista adotada pelo governo norte-americano terá resposta proporcional do Brasil.
“É muito simples: se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos que são importados dos Estados Unidos. Simples. Não tem nenhuma dificuldade”, afirmou o presidente.
Lula destacou que sua intenção é manter e melhorar a relação bilateral, independentemente de quem esteja no comando da Casa Branca. “Eu já governei o Brasil com presidente republicano, com presidente democrata, e a minha relação é sempre a mesma: a minha relação é de um Estado soberano com outro Estado soberano”, disse.
O presidente ressaltou que o comércio entre os dois países é vantajoso para os norte-americanos e que a parceria econômica deve ser preservada. “A nossa exportação com os Estados Unidos não é essa supremacia que as pessoas pensam que é. É superavitária com relação ao Brasil, é mais ou menos US$ 45 bilhões, e nós temos que procurar manter isso e melhorar”, explicou.