O FGTS pode ser sacado por moradores de cidades em que foi decretada situação de calamidade pública, como foi o caso de Jaboatão, onde barreiras deslizaram e ruas ficaram alagadas. O saque pode ser solicitado até o dia 28 de agosto, por meio do aplicativo do FGTS para celular.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, é preciso ter saldo positivo na conta do FGTS e não ter feito nenhum saque por causa de calamidade pública nos últimos 12 meses. O valor é liberado para moradores de áreas identificadas pela Defesa Civil municipal.
No aplicativo FGTS, é necessário clicar na opção “Meus saques”. É possível indicar uma conta bancária, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira, para receber o dinheiro. Não há custos.
- Baixar o app FGTS e inserir as informações de cadastro; ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” e selecionar a cidade;
- Anexar identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido em até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Selecionar a opção para creditar o valor em conta e inserir os dados.
O valor deve ser analisado e o crédito deve ser feito em até cinco dias úteis. Para tirar dúvidas os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.726.0207.