O calendário do saque extraordinário do FGTS terminou, mas ainda é possível resgatar até R$ 1 mil liberados pelo governo.
Se você tem direito ao saque extraordinário do FGTS mas não se atentou à data do calendário prevista para o mês do seu aniversário, ainda é possível retirar o dinheiro.
As datas do cronograma da Caixa Econômica Federal, de 20 de abril a 15 de junho, indicavam o dia a partir do qual os valores seriam liberados. No entanto, aquela não era a única data para fazer o saque extraordinário.
A data limite para a retirada dos valores é 15 de dezembro de 2022. Caso o saque extraordinário não seja feito, o dinheiro volta para as contas vinculadas do FGTS.
Como fazer saque extraordinário do FGTS?
O saque extraordinário do FGTS, no valor de até R$ 1 mil, é creditado automaticamente em uma conta aberta pela Caixa em nome do trabalhador.
Para ter acesso aos recursos, é preciso entrar no aplicativo Caixa Tem. Apenas os trabalhadores que estiverem com os dados incompletos não terão a conta criada pela Caixa.
No Caixa Tem, é possível transferir o dinheiro para outra conta da Caixa ou de outros bancos. Também é possível fazer pagamentos, compras com QR Code e saque em dinheiro.
Esse grupo precisa, portanto, fazer uma solicitação à Caixa, através do aplicativo do FGTS.
O trabalhador deve entrar no menu “saque extraordinário” do aplicativo do FGTS, confirmar ou complementar os dados cadastrais e clicar em “solicitar saque”. Não é necessário ir a uma agência da Caixa.
Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?
Têm direito ao saque extraordinário do FGTS os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do fundo de garantia.
Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário também podem realizar o saque extraordinário do FGTS.
No entanto, caso o trabalhador tenha feito também a antecipação do saque-aniversário, pode ter parte ou a totalidade do saldo bloqueado para saque em razão da garantia do empréstimo.
Da redação do PortalPE10, com informações do JC Online.