FOTO: Eudes Regis/Estado
O projeto de Lei que trata do pagamento dos precatórios do Fundef para professores do Estado (nº 3.523) foi aprovado em segunda discussão nesta quarta-feira. Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade no início da tarde desta quarta (29), em segunda votação, no regime de urgência. O salário extraordinário será pago este ano e não terá nem incidência de impostos.
A regulamentação pelo poder executivo ainda vai sair, mas já é possível afirmar que os professores devem receber cerca de R$ 1,5 mil em seus salários, até o final do ano.
A estimativa é feita com base na quantidade de recursos que o governo do Estado espera receber até o final do ano (R$ 913 milhões, da primeira parcela deste precatório pago pela União) dividido pela quantidade de servidores professores do Estado a serem beneficiados (cerca de 60 mil pessoas, de acordo com a expectativa da Secretaria de Educação).
O projeto beneficia professores que exerceram atividade na rede pública estadual no período de 1997 a 2006. Os pagamentos valem para professores efetivos, contratados e celetistas.
“Fico muito feliz com a aprovação célere desse projeto. Muita gente está esperando receber o dinheiro desse precatório”, disse a deputada Teresa Leitão.
“Agora é aguardar que a União faça o repasse e que seja liberado para que o Governo do Estado possa transferir aos professores a parte que lhes cabe”.
Quem tem direito aos salários atrasados do Fundef
Entre 1997 e 2006, a União repassou aos estados um valor menor que o devido pelo Fundef. O estado entrou na justiça, que determinou o pagamento da diferença com correção.
A partilha legal desse recurso se destinava a pagamento dos profissionais (60%) e a investimento em ações de manutenção e desenvolvimento do Ensino (40%).
Pela lei aprovada hoje na Alepe, a partilha dos precatórios será na mesma proporção – 60% para os professores, 40% para investimentos).
Na terça-feira, ele obteve a aprovação nas comissões de Administração Pública (relatoria da deputada Teresa Leitão) e de Finanças (relatoria do deputado Isaltino Nascimento), e já passou pela primeira votação em plenário. Hoje ocorreu a segunda e última votação.
Da redação do PortalPE10, com informações do JC Online.
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…
A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…
O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…
O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…
This website uses cookies.