Brasil

Saiba quem pode e como obter acréscimo de 25% no valor do benefício do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está possibilitando aos beneficiários que recebem auxílio por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez) a solicitação de um adicional de 25% sobre o valor do benefício, caso dependam de assistência para atividades cotidianas, como alimentação, higiene pessoal e vestimenta. Essa medida visa auxiliar nos custos relacionados aos cuidadores que auxiliam o segurado em sua rotina diária.

É importante destacar que o adicional pode ser requisitado mesmo que o valor mensal do benefício ultrapasse o teto da Previdência Social ou seja equivalente ao salário mínimo. No entanto, em caso de falecimento, os 25% não são transferidos ao beneficiário de pensão por morte do titular.

COMO SOLICITAR? Para solicitar o adicional, os beneficiários podem acessar o portal ou aplicativo Meu INSS e seguir os passos indicados para realizar o pedido, anexando a documentação necessária que comprove a dependência do amparo de terceiros. Os documentos serão analisados pela Perícia Médica Federal, podendo ser solicitada uma perícia domiciliar ou hospitalar conforme a avaliação do profissional médico.

Caso seja comprovada a necessidade de assistência desde a concessão do benefício, mesmo que o pedido seja feito posteriormente, o pagamento do adicional poderá ser retroativo. Porém, se a assistência tornou-se necessária ao longo do tempo, o pagamento será devido a partir do pedido feito ao INSS.

Diversas condições, como cegueira total, paralisia de membros, perda de capacidades mentais e outras, podem dar direito ao adicional, desde que seja comprovada a necessidade de assistência permanente de outra pessoa. Vale ressaltar que não há prazo de decadência para solicitar o adicional, podendo ser requerido a qualquer momento, e mais informações podem ser obtidas pela central telefônica 135.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Grave Acidente:Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos no Interior de Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…

12 horas ago

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

14 horas ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

19 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

1 dia ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

1 dia ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

1 dia ago

This website uses cookies.