Entretenimento

Saiba o que acontece com seu corpo quando você come banana todos os dias

De fácil acesso, podendo ser encontrada nas feiras de várias regiões do país, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a banana é a fruta preferida da população brasileira. A boa notícia é que esse é um alimento bastante nutritivo e os benefícios para quem consome com frequência são inúmeros.

Poucas pessoas sabem, mas a banana ajuda a reduzir a pressão arterial, ela é rica em potássio e possui pouco sódio, composição que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e consequentemente a controlar a pressão arterial. Com isso, a banana também ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Outro benefício dessa fruta é que ela ajuda a reduzir o estresse, pelo fato de ser rica em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que tem um importante papel na regulação do humor e das emoções. De acordo com especialistas, quando o organismo está com bons níveis desse neurotransmissor, isso leva a uma sensação de calma e contentamento. “Comer bananas pode ajudar a promover a sensação de bem-estar e reduzir o estresse”, afirma a nutricionista Angélica, em entrevista à CNN Brasil.

Previne o crescimento de células cancerígenas

O consumo regular de banana também consegue prevenir o câncer. Segundo estudos, a lectina, uma proteína presente nas bananas, pode contribuir para a prevenção do crescimento de células de leucemia. A lectina atua como antioxidante, que ajuda o corpo a remover moléculas conhecidas como radicais livres. Quando radicais livres se acumulam, podem ocorrer danos celulares, potencialmente levando ao câncer.

Ajuda a prevenir o diabetes

Por serem fontes de fibras, a Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo dessa fruta. Segundo a instituição, o consumo de fibras contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue. Um estudo publicado na revista Chiropractic Medicine mostra que uma dieta rica em fibras ajuda a diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, também contribui para controlar os níveis de açúcar no sangue em pessoas que já têm a doença.

Mas é importante lembrar que os benefícios da banana, nesse caso, dependem dela estar totalmente madura, de acordo com estudo publicado no Diabetic Medicine. A baixa resposta glicêmica das bananas maduras, em comparação com as bananas verdes, é atribuída ao alto teor de amido, que é lentamente hidrolisado pela alfa-amilase em seres humanos.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corinthians desbanca favorito Flamengo, conquista a Supercopa Rei e empilha mais uma taça

O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e ganhou o título da Supercopa Rei. Neste domingo, 1, o Timão venceu…

26 minutos ago

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

2 horas ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

This website uses cookies.