Brasil

Rio Grande do Sul terá uma PEC do ”Orçamento de Guerra” para reconstrução, diz Lula

Lula diz que não faltará dinheiro ao estado e junto aos presidentes da Câmara, Senado, Tribunal de Contas e o vice-presidente do Supremo, indica a aprovação de uma PEC semelhante a da pandemia de covid-19

Em | Da Redação

Atualizado em

Rio Grande do Sul terá uma PEC do ”Orçamento de Guerra” para reconstrução, diz Lula
Lula levou comitiva de ministros, presidentes da Câmara, do Senado, do TCU e ministro do STF para Porto Alegre. Foto: Mauricio Tonetto/Secom/Governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao Rio Grande do Sul, neste domingo (5/5) e reforçou que não faltarão recursos para o atendimento e para a reconstrução do estado do Sul. Mas Lula alertou que os recursos devem ser aplicados apenas no combate aos efeitos da tragédia climática no estado do Sul.

“Não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado”, prometeu o presidente e emendou. “Às vezes a gente dá dinheiro e as obras não acontece, por isso que é preciso termos uma combinação perfeita entre o governo federal, o Poder Legislativo, o Tribunal de Contas, o Ministério Público, porque cada centavo que for colocado para combater isso, não pode ser desviado, ele tem que ser colocado naquilo que se destina“, afirmou.

Falando dos migrantes gaúchos que desenvolveram o agronegócio em outras regiões, Lula apontou que o país tem uma dívida para com o estado gaúcho.

“A gente deve muito ao Rio Grande do Sul, sobretudo no desenvolvimento da sua agricultura. Eu quero dizer que o que estamos fazendo é dar ao Rio Grande do Sul aquilo que ele merece. Ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora do Brasil ajudar o Rio Grande do Sul”.

Com a presença na comitiva dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além do vice-presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, Lula disse que precisava mostrar a destruição do estado para sensibilizar os demais poderes.

Reunião ampliada com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite

“Eu coloquei todos eles (presidentes dos Poderes), no meu helicóptero, junto comigo, vindo para cá, para que a gente pudesse ter uma visão do significado dessa enchente, junto com o governador (Eduardo Leite-PSDB). Então eles viram o estrago que a chuva está causando, não é que já causou, ainda está causando, tanto na cidade de Porto Alegre, como no estado do Rio Grande do Sul”, emendou o petista.

As demais autoridades reforçaram a posição de Lula e, falando em unidade, indicaram que o caminho do governo central na ajuda ao estado deve ser pela aprovação, já nos próximos dias, de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de “Orçamento de Guerra”, nos moldes da PEC aprovada no período da pandemia de covid-19.

Lira garantiu que a Câmara fará uma reunião do Colégio de Líderes, ainda na manhã desta segunda-feira (6/5), para começar a preparar a PEC que vai autorizar os recursos para atender ao estado gaúcho.

Deixe sua opinião