Brasil

Retorno do horário de verão em 2023 ainda é avaliado pelo Governo Federal

Cancelado desde 2019, o horário de verão ainda possui futuro incerto em 2023. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, segue em debate a possibilidade de a medida voltar neste ano. Em novembro de 2022, ainda antes de assumir, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a fazer uma enquete sobre o tema, e a volta do horário de verão venceu com 66,8% da preferência.

Questionada pelo portal UOL, a pasta de Minas e Energia disse estar “avaliando e levantando todas as possibilidades de cenário com a adoção ou não do horário de verão”, mas não divulgou quando terá a resposta definitiva. Ainda segundo o veículo, já houve pedidos de empresários pela volta do horário diferenciado.

– A decisão será tomada ao final dessas análises, feitas também por meio do diálogo com as vinculadas e agentes de setor, visando a segurança energética e a qualidade dos serviços oferecidos à população – disse o ministério.

Ainda segundo o governo, “com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”. No ano passado, porém, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que a aplicação do horário de verão não trazia benefícios para a operação.

Instituído no Brasil em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas, o horário de verão ocorreu de forma esparsa até 1985, quando passou a ser aplicado anualmente até 2018. Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a medida após concluir que não existia impacto na redução do consumo de energia, principal justificativa para a adoção da mudança nos relógios.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Secretário de Prefeitura atira contra os filhos e tira própria vida na sequência

O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Machado,…

5 horas ago

Consumo de café e chá pode reduzir risco de demência em 20%, aponta estudo

Pessoas que consomem diariamente café ou chá podem apresentar menor risco de desenvolver demência ao longo da vida, segundo…

5 horas ago

Musa desiste do carnaval após complicações por uso de caneta emagrecedora: ‘Nada disso vale a nossa saúde’

A influencer e sensitiva Izadora Morais, musa da Colorado do Brás, está fora do carnaval…

5 horas ago

Decreto muda regras do vale-refeição; entenda como ficou

O vale-alimentação e o vale-refeição, que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),…

6 horas ago

Pesquisa Genial/Quaest: Lula venceria Flávio e mais seis nomes em eventual 2º turno

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) mostra que o presidente Lula (PT) continua à frente…

22 horas ago

Shakira será atração principal de megashow gratuito em Copacabana, no Rio de Janeiro

Shakira será a atração do 'Todo Mundo no Rio', megashow gratuito que ocorre anualmente na praia de…

22 horas ago

This website uses cookies.