Brasil

Retorno do horário de verão em 2023 ainda é avaliado pelo Governo Federal

Cancelado desde 2019, o horário de verão ainda possui futuro incerto em 2023. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, segue em debate a possibilidade de a medida voltar neste ano. Em novembro de 2022, ainda antes de assumir, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a fazer uma enquete sobre o tema, e a volta do horário de verão venceu com 66,8% da preferência.

Questionada pelo portal UOL, a pasta de Minas e Energia disse estar “avaliando e levantando todas as possibilidades de cenário com a adoção ou não do horário de verão”, mas não divulgou quando terá a resposta definitiva. Ainda segundo o veículo, já houve pedidos de empresários pela volta do horário diferenciado.

– A decisão será tomada ao final dessas análises, feitas também por meio do diálogo com as vinculadas e agentes de setor, visando a segurança energética e a qualidade dos serviços oferecidos à população – disse o ministério.

Ainda segundo o governo, “com o relevante crescimento da micro e minigeração distribuída, percebeu-se um retorno do período de ponta para a noite, que tenderia a se reduzir com a adoção da política”. No ano passado, porém, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que a aplicação do horário de verão não trazia benefícios para a operação.

Instituído no Brasil em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas, o horário de verão ocorreu de forma esparsa até 1985, quando passou a ser aplicado anualmente até 2018. Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a medida após concluir que não existia impacto na redução do consumo de energia, principal justificativa para a adoção da mudança nos relógios.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia pede prisão de médica e técnica por morte do garoto Benício de 6 anos

A Polícia Civil do Amazonas pediu à Justiça a prisão preventiva da médica Juliana Brasil…

2 horas ago

Concurso 2026: Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou…

2 horas ago

Alvo da PF em desvio de emendas ,Deputado tenta se livrar de celulares jogando pela janela durante operação

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, foi alvo da…

2 horas ago

Em votação disputada, Matheus Souto Maior é eleito presidente do Sport para o ano de 2026

Após votação realizada nesta segunda-feira (15), Matheus Souto Maior foi eleito presidente do Sport Club do Recife…

3 horas ago

PF nas ruas: Preso desembargador que relata processo envolvendo TH Joias

A PF deflagrou há pouco no Rio de Janeiro a Operação Unha e Carne 2,…

4 horas ago

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

18 horas ago

This website uses cookies.