Logo Estadão
Brasil

Reta Final:Julgamento de Bolsonaro já pode ser realizado após entrega de alegações finais; veja como vai ser

Defesas tinham até a quarta-feira para se manifestar e, agora, conclusão depende de Alexandre de Moraes, relator do caso, e de Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma.

Em | Da Redação com informações de Estadão

Atualizado em

Reta Final:Julgamento de Bolsonaro já pode ser realizado após entrega de alegações finais; veja como vai ser
Primeira Turma deve julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro em setembro Foto: Antonio Augusto/STF

Após a conclusão, nesta quarta-feira, 13, do prazo para que as defesas dos réus na ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apresentassem as alegações finais ao Supremo Tribunal Federal (STF), o caso entrou em sua reta final. A data do julgamento depende agora de decisões dos ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma da Corte. Segundo apurou o Estadão, a expectativa é de que o caso seja julgado em setembro.

O processo começou a tramitar em março, quando a Corte aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Bolsonaro e outros sete acusados em réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A entrega das alegações finais marcou a última etapa antes do julgamento na Primeira Turma do STF, que vai definir a responsabilidade dos oito acusados considerados peças centrais na articulação para romper a ordem democrática, o chamado “núcleo crucial” da trama golpista. Além desse grupo, outros núcleos investigados ainda serão julgados, mas sem data definida para a conclusão.

Deixe sua opinião