Brasil

Recém-nascido declarado morto chora dentro do caixão durante sepultamento

Em | Da Redação

Atualizado em

Recém-nascido declarado morto chora dentro do caixão durante sepultamento
Recém-nascido declarado morto chora dentro do caixão durante sepultamento (Foto: Reprodução)

Um recém-nascido declarado morto pela equipe médica da Maternidade Bárbara Heliodora despertou e chorou dentro do próprio caixão, pouco antes de ser enterrado em Rio Branco (AC). O acaso aconteceu no sábado (25) e a morte foi confirmada após o nascimento prematuro do bebê com cerca de cinco meses de gestação. Ele passou 12 horas dentro de um saco usado para armazenar corpos, segundo informações do Metrópoles.

Familiares disseram que o bebê chorou quando uma parente abriu o caixão. Naquele momento, ele foi levado à maternidade e internado em estado gravíssimo na UTI Neonatal. Infelizmente, ele não resistiu e faleceu na noite de domingo (26).

A mãe saiu de Pauini (AM) para dar à luz ao bebê na noite de sexta-feira (24) em Rio Branco, em decorrência da falta de estrutura no hospital do município. Ela foi transferida após apresentar quadro de risco, devido a um sangramento.

Mas ainda sobre a “primeira morte”, laudo informou hipóxia intrauterina. Trata-se de condição em que o feto deixa de receber oxigênio suficiente na gestação. A família, então, recebeu o corpo para o velório na sexta-feira. Na manhã de sábado, a tia do recém-nascido percebeu que ele se movia e chorava e comprovou a situação.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que todos os protocolos de reanimação foram seguidos. Disse, ainda, que abriu investigação interna. A pasta manifestou solidariedade à família.

Da mesma forma, o Ministério Público do Acre (MPAC) abriu procedimento para apurar responsabilidades pelo caso. O órgão já pediu informações à Sesacre e à maternidade.

Deixe sua opinião