Brasil

Receita libera hoje a consulta ao 3º lote de restituição do IR 2023

O crédito bancário para 5,6 milhões de contribuintes será realizado no dia 31 de julho, no valor total de RS 7,5 bilhões

Em | Da Redação

Atualizado em

Receita libera hoje a consulta ao 3º lote de restituição do IR 2023
Receita Federal ampliou o monitoramento de transações envolvendo o Pix e cartões de crédito, para ampliar a fiscalização

A Receita Federal vai liberar a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 a partir das 10h desta segunda-feira (24). Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

O crédito bancário para 5.632.036 contribuintes será realizado no dia 31 de julho, no valor total de RS 7,5 bilhões.

Quem não entrar nessa lista ainda terá outras duas oportunidades: 31 de agosto e 29 de setembro.

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificá-la, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza ainda um aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Do total que será liberado, R$ 5,5 bilhões são para contribuintes que têm prioridade, sendo:

• 16.536 idosos acima de 80 anos;
• 95.047 entre 60 e 79 anos;
• 9.740 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
• 30.700 cuja maior fonte de renda seja o magistério;
• 3.879.049 que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.

Deixe sua opinião