Brasil

Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituição do IR 2025 na segunda-feira (23)

Em | Da Redação

Atualizado em

Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituição do IR 2025 na segunda-feira (23)
Receita Federal

A Receita Federal vai liberar, a partir da próxima segunda-feira (23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento está previsto para o dia 30 de junho e beneficiará cerca de 6,5 milhões de contribuintes em todo o país.

O acesso às informações será feito de forma simples, por meio do site oficial da Receita (www.restituicao.receita.fazenda.gov.br), ou pelo aplicativo oficial disponível para smartphones Android e iOS. Para realizar a consulta, basta informar o número do CPF, a data de nascimento e o ano de exercício da declaração (2025).

Segundo a Receita, este lote segue a ordem de prioridades legais, começando por contribuintes com mais de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves, além de profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério. Também terão prioridade aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e quem indicou uma chave Pix como forma de recebimento.

Quem está incluído no segundo lote?

De acordo com o Fisco, entre os 6,5 milhões de contribuintes contemplados no segundo lote, estão:

  • 148.090 pessoas com mais de 80 anos;
  • 1.044.585 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • 91.363 pessoas com deficiência ou doenças graves;
  • 496.650 contribuintes cuja principal renda é o magistério;
  • 4.764.634 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou indicaram Pix para receber a restituição.

Apesar da ordem de prioridades, a Receita reforça que o critério de envio também influencia. Ou seja, quanto antes a declaração foi entregue, mais cedo a restituição será paga.

Calendário de pagamentos da restituição do IR 2025

A Receita já divulgou o calendário completo para os pagamentos dos lotes de restituição deste ano:

  • 1º lote: pago em 30 de maio
  • 2º lote: pagamento em 30 de junho (consulta disponível a partir de 23 de junho)
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Os valores serão creditados diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda ou, caso tenha sido escolhido, via chave Pix.

Como saber se você caiu na malha fina?

Durante a consulta ao lote, o contribuinte também poderá verificar se sua declaração apresenta alguma pendência, o que pode indicar retenção na malha fina. Caso identifique problemas, o cidadão poderá corrigir eventuais erros ou apresentar documentos complementares para regularização.

A Receita orienta os contribuintes a consultarem com frequência o site oficial e o aplicativo, já que novas informações podem ser disponibilizadas a qualquer momento.

Deixe sua opinião