Brasil

Receita Federal emite alerta para todas as pessoas que fazem transferências via PIX; entenda

Criado para ser um facilitador nas transferências financeiras, o PIX tem também sido uma importante ferramenta utilizada por criminosos digitais. A frequência acompanha o crescimento na utilização, explorando o desconhecimento, a pressa e a confiança das vítimas.

Rápido, gratuito e disponível 24 horas por dia, o sistema se tornou o favorito para transferências e pagamentos em todo o país. Somente no ano de 2024, foram mais de 30 bilhões de transações realizadas, movimentando trilhões de reais.

Entre os golpes mais recorrentes, está o da falsa cobrança, onde o fraudador envia uma mensagem por e-mail, WhatsApp ou SMS, se passando por uma empresa, banco ou órgão público. Eles alegam a existência de uma dívida, uma taxa pendente ou o bloqueio da conta, a mensagem induz a vítima a fazer uma transferência via PIX.

Outro golpe bastante comuns é o da falsa devolução de valores. Criminosos simulam depósitos errados na conta da vítima e depois pedem a devolução pelo PIX. Em muitos casos, o “depósito” nunca aconteceu ou foi feito com cheque sem fundo.

Também existem os links falsos para atualização de dados, que direcionam o usuário às páginas clonadas, onde as vítimas informam dados bancários que vão direto para os golpistas.

Vale destacar que uma das dúvidas bastante frequente referente ao PIX está relacionada a uma suposta cobrança de imposto. No entanto, nem o Banco Central e nem a Receita Federal cobram valores sobre as transações realizadas.

Dessa forma, qualquer mensagem alegando que você precisa pagar uma “taxa” ou “tributo do PIX” é golpe. Trata-se de mais uma tentativa de criar um senso de urgência para induzir transferências. O próprio Banco Central já alertou que nenhum valor deve ser pago para usar o PIX.

Receita Federal divulgou as regras do IR deste ano.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 dia ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 dia ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.