Pesquisa RealTime Big Data, divulgada nesta terça-feira (18/10), indica a candidata do PSDB Raquel Lyra à frente na disputa pelo governo de Pernambuco, com 56% dos votos válidos. Marília Arraes (Solidariedade) pontuou 44%.
O resultado exclui os eleitores que declararam votar em branco ou nulo e indecisos. A Justiça Eleitoral calcula a vitória de um candidato a governador se ele obtiver maioria absoluta dos votos, ou seja, mais da metade dos votos válidos.
Raquel caiu cinco pontos percentuais em relação ao último levantamento, de 11 de outubro, quando pontuou 61%. Marília tinha 39% e foi a 44%.
A consulta entrevistou 1 mil pessoas entre 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina sob código PE-01618/2022.
Votos totais
Entre os votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos, a candidata do PSDB teve 52% contra 41% de Arraes.
Os dados são referentes a um cenário estimulado, no qual o entrevistado responde em quem vai votar com base em uma lista de candidatos. Os que disseram votar em branco ou nulo são 5%. Outros 2% não sabem quem escolher.
Na última sondagem do instituto, Raquel Lyra tinha 54%, enquanto Marília Arraes pontuava 35%.
O primeiro turno terminou com Marília na liderança, com 23,97% dos votos, contra 20,58% de Raquel Lyra.
(As informações são do Metrópoles)