O primeiro jogo do campeonato do ano de 2023 virou um pesadelo para o Real Madrid: o atual campeão europeu foi derrotado por 2 a 1 em sua visita ao Villarreal, neste sábado, pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol, e com esse resultado não conseguiu assumir a liderança provisória.
Com 38 pontos, o Real Madrid segue em segundo e empatado com o líder Barcelona, a quem teria superado na tabela, pelo menos temporariamente, se tivesse pontuado.
Agora o time catalão tem uma grande oportunidade de se distanciar e assumir a liderança isolada, embora a partida de domingo não tenha nada para ser fácil (teoricamente), já que vai visitar o Atlético de Madrid (4º), no estádio Metropolitano.
Todos os gols da partida deste sábado, no Estadio de la Cerámica, aconteceram no segundo tempo.
O Villarreal abriu o placar aos 2 minutos da segunda etapa, quando um erro do francês Ferland Mendy na saída fez com que a bola sobrasse para Gerard Moreno, que tocou para Yéremi Pino, que finalizou na área (47).
Thibaut Courtois chegou a defender, mas Mendy, em uma ação infeliz do início ao fim, tocou na bola antes que ela entrasse no gol.
O gol do empate aconteceu aos 58 minutos, depois que o árbitro marcou pênalti por um toque de mão do campeão mundial argentino Juan Foyth após revisar a jogada no VAR. Karim Benzema converteu a penalidade máxima e deixou tudo igual por alguns instantes.
O duelo não ficou muito tempo empatado, já que o Villarreal voltou a abrir vantagem aos 63 minutos, quando Gerard Moreno converteu um pênalti marcado por outro toque de mão, do austríaco David Alaba.
Depois da pausa para a Copa do Mundo, o Real Madrid havia conseguido duas vitórias sem sofrer gols, 2 a 0 fora de casa sobre o Valladolid na última sexta-feira pelo campeonato espanhol e uma vitória de 1 a 0 na terça-feira fora de casa contra o Cacereño, da quarta divisão, pela Copa do Rei.
Agora, com a euforia freada, os merengues viajam à Arábia Saudita, onde na próxima semana tentarão conquistar a Supercopa da Espanha.
— Jogos da 16ª rodada da Liga espanhola:
– Sexta-feira:
Elche – Celta 0 – 1
*As informações são da AFP.