Pernambuco

Raquel Lyra vence em 104 dos 184 municípios e mais Fernando de Noronha

Raquel Lyra

A governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), conquistou a maioria dos votos em 104 dos 184 municípios pernambucanos, e mais o Arquipélago de Fernando de Noronha. Mais que a quantidade de municípios, a força de Raquel foi ter vencido nos dez maiores colégios eleitorais do Estado (a capital e mais cinco municípios do Grande Recife, além de Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Vitória de Santo Antão). Se o recorte for feito a partir das 14 cidades da Região Metropolitana (incluindo o Recife), ela perdeu em apenas uma: Itapissuma.

A votação de Raquel no Recife chamou a atenção desde o primeiro turno, quando ela teve a maior preferência do eleitorado. Cenário que se repetiu agora com 632.450 votos (65,32%). O curioso é que a adversária Marília Arraes havia disputado a eleição para prefeita da capital em 2020, o que, em tese, a tornaria mais conhecida. Mas a vice de Raquel, Priscila Krause (Cidadania), também tem fôlego na cidade .

Eleita prefeita de Caruaru em 2016 e reeleita em 2020, Raquel teve na Capital do Agreste o maior percentual do Estado: 83,35% dos votos válidos ou 159.920 votos. Em cidades do entorno e que compõem o Polo Têxtil, mesmo sem configurarem na lista dos maiores colégios eleitorais, a votação foi alta. Foram 18.082 votos em Toritama (71,69%) e 36.980 (74,07%) em Santa Cruz do Capibaribe, único município pernambucano onde o presidente Jair Bolsonaro ganhou (26.632 votos).

Com o apoio do ex-prefeito Miguel Coelho (União Brasil), Petrolina – sexto maior colégio eleitoral do Estado – garantiu 89.757 votos a Raquel (51,49% dos votos válidos). Na região, o ex-prefeito não conseguiu reverter a situação de Araripina, cujo prefeito, Raimundo Pimentel e sua mulher, Socorro Pimentel, eleita deputada estadual, garantiram apoio a Marília Arraes (Solidariedade) ainda no primeiro turno. O casal era aliado de Miguel Coelho. No município, Marília teve 22.485 votos (53,08%).

A ex-candidata do Solidariedade conquistou a maioria dos 57 municípios sertanejos. Venceu em 47 deles, inclusive em unidades importantes, como Salgueiro, terra do marido e ex-vereador, André Cacau; Floresta, mesmo com a forte presença do ex-secretário de Turismo do Estado Rodrigo Novaes (PSB), que apoiou Raquel; Ouricuri e Tabira, para citar alguns. Mas Marília perdeu em referências no Sertão, como Arcoverde e Serra Talhada, base eleitoral do ex-candidato a vice, Sebastião Oliveira (Avante). Em Serra, a prefeita Márcia Conrado, petista que coordenou a campanha de Lula na região e tem a administração aprovada pela maioria, apoiou Raquel. Lá, a tucana registrou 24.464 votos (53,66% dos votos válidos).

Raquel também venceu em Surubim, no Agreste, terra do ex-candidato Danilo Cabral (PSB): 18.262 votos (51,29%) e avançou em Noronha, onde obteve 76,03% dos votos: 1.395. No arquipélago, o campeão de votos no primeiro turno foi o ex-candidato Anderson Ferreira (PL). Raquel havia ficado em quarto lugar, perdendo também para Marília e Danilo.

Com informações da FolhaPE

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Quem era o padre de 38 anos que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

2 minutos ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

19 minutos ago

Flávio define anistia como prioridade após ser escolhido para disputa à Presidência pelo pai

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República em 2026, o…

24 minutos ago

Filho mata pai e madrasta a facadas dentro de casa e é preso em Chã Grande,PE

Um homem de 54 anos e uma mulher de 39 anos, foram mortos com perfurações…

26 minutos ago

Ossada humana é achada e polícia não descarta ser de jovem pernambucana desaparecida

Uma ossada humana, do sexo feminino, foi encontrada, na noite deste sábado (6), em uma área…

36 minutos ago

Malafaia detona escolha de Flávio à presidência por Bolsonaro: “faz a esquerda dar gargalhadas”

O pastor Silas Malafaia usou as redes sociais, na noite da última sexta-feira (5), para condenar…

18 horas ago

This website uses cookies.