Logo FolhaPE
Política

Raquel Lyra reage a fala de Romeu Zema :”Creio na infelicidade dessa fala”

Governadora sai em defesa do Norte e Nordeste e diz que regiões são parte da solução para o País

Em | Da Redação com informações de FolhaPE

Atualizado em

Raquel Lyra reage a fala de Romeu Zema :”Creio na infelicidade dessa fala”
Governadora comenta processo sobre ex-mandatário no Roda Viva

A governadora Raquel Lyra (PSDB), em entrevista por videochamada à GloboNews, na noite deste domingo (6), falou sobre as declarações do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), já consideradas xenófobas, racistas e separatistas por políticos e figuras públicas da direita liberal à esquerda de várias partes do Brasil. Numa entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, no último sábado (5), Zema defendeu maior protagonismo econômico e político dos estados do Sul e Sudeste e uma frente das siglas de direita do Sul e Sudeste para aprovação de pautas no Congresso, e sobretudo, para a próxima disputa eleitoral em 2026.

“Creio na infelicidade dessa fala em apontar que as decisões são sempre tomadas pelo Norte e Nordeste, Nós temos um fator histórico de desigualdade social e regional extraordinários no Brasil”, disse Raquel. Para ela, é só reparar o PIB, PIB per capita, a quantidade de pessoas empregadas e aquelas com Bolsa Família nos estados da região, a ausência de indicadores sociais e econômicos para que possa se dizer que não precisa haver mais investimento no Norte e Nordeste em infraestrutura, saneamento, habitação e garantia de novos investimentos.

Segundo a governadora, as indústrias, grandes empresas, os novos negócios que até agora vieram para o Nordeste e o Norte acabaram precisando de política de incentivos, como por exemplo, o caso da vinda para Pernambuco da Jeep, hoje Stellantis, que gera cerca de 20 mil empregos.

Deixe sua opinião