O Corpo de Bombeiros de Pernambuco recebeu novos equipamentos de emergência, salvamento e resgate nesta segunda-feira (22). A entrega foi feita no Palácio do Campo das Princesas após o investimento de R$ 9,3 milhões para aquisição de viaturas, motos e câmeras termográficas.
De acordo com a gestão estadual, do total investido na aquisição dos equipamentos, pouco mais de R$ 4,2 milhões são recursos próprios. O resto do montante vem de fontes como o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).
Esta é a primeira vez que os bombeiros do estado contam com câmeras termográficas, que aprimoram as buscas por vítimas em ambientes incendiados. Também foram adquiridas oito termográficas e 121 Equipamentos de Proteção Respiratória (EPR).
Novas 14 viaturas serão utilizadas para cobertura de operações, além de outras 14 motos de salvamento aquático com reboque, das quais nove serão destinadas ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), duas à Seção de Bombeiros do Arquipélago de Fernando de Noronha, outras duas para o Grupamento de Bombeiros de Petrolina e uma para a Seção de Bombeiros de Petrolândia.
A corporação também foi equipada com 80 botas de proteção e combate a incêndio, 25 conjuntos para moto resgate, 200 protetores faciais de segurança e 28 queimadores para incêndio controlado. Todos esses equipamentos serão destinados às regiões do Agreste e Sertão, reforçando as ações de combate aos incêndios urbanos e florestais.
Além disso, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) vai receber três cestos e três puçás destinados à atividade de resgate e salvamento.