A governadora Raquel Lyra (PSDB) vai desmembrar a secretaria de Educação e Esportes (SEE) e criar pastas individuais para cada área. A proposta de mudança no secretariado foi enviada à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na última segunda-feira (2).
No texto, a justificativa é de que a mudança vai aprimorar a estrutura administrativa estadual e resultar numa maior organização e eficiência na gestão das políticas públicas.
Após a separação, a secretaria de Educação seguirá responsável por garantir o acesso universal à educação, além de articular ações com o Ministério da Educação e com redes municipais de ensino. Já a pasta de Esportes deverá planejar e acompanhar políticas públicas voltadas ao desempenho esportivo e promover iniciativas de incentivo às atividades esportivos.
O projeto de lei também prevê a criação de uma secretaria Executiva para a Causa Animal, que será responsável por coordenar e executar ações de conscientização sobre direitos dos animais, fomentar parcerias com organizações civis e públicas em prol da proteção animal.
As mudanças integram uma minirreforma administrativa promovida por Raquel e foram apresentadas à Alepe em regime de urgência. O projeto deve ser apreciado ainda em 2024.