A governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), assinou termo de fomento para transferência de recursos para Arquidiocese de Olinda e Recife, na tarde desta quinta-feira (26), na praça do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. O recurso destinado para reconstrução do santuário é na ordem de R$ 1,5 milhão.
Estiveram presentes no evento o Padre Emerson Borges, Dom Jackson arcebispo de Olinda e Recife, vice-governadora Priscila Krause, a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação Simone Nunes, a secretária da Mulher em exercício, Juliana Gouveia e o deputado federal Mendonça Filho.
Assinamos um termo de fomento em que o estado de Pernambuco transferirá a arquidiocese um valor da ordem de 1,5 milhão de reais. E vamos acompanhar a reforma, a restauração e garantir que com segurança a população possa voltar a frequentar a igreja e esteja aqui nas festividades. A previsão segundo o cronograma que está previsto é que no próximo dia dois de dezembro a gente possa ter a igreja devolvida a comunidade, devolvida a arquidiocese de Recife e Olinda. E essa previsão permitirá que no dia oito seja celebrado Dia de Nossa Senhora da Conceição”, assegurou a governadora.
Durante o discurso, a líder do executivo estadual voltou a lamentar a morte das duas vítimas do desabamento do teto do santuário e ressaltou que o governo de Pernambuco tem se feito presente com o compromisso de devolver aos fiéis a igreja antes dos festejos da santa.
Veja: Teto da Igreja do Morro da Conceição desaba e ao menos duas pessoas morrem
“Dia trinta de agosto Pernambuco viveu um momento muito triste da sua vida, aqui no coração do Recife no Morro da Conceição, o desabamento do teto, infelizmente a perda de duas pessoas devotas de Nossa Senhora, Antônio e Maria. Desde então o Governo de Pernambuco tem se feito presente junto a Arquidiocese e a comunidade pra acolher, pra proteger, pra cuidar. Com o nosso compromisso de devolver a comunidade, ao povo cristão do Recife e da Região Metropolitana de Pernambuco, como um todo, o Santuário, em tempo hábil para que possa acontecer as festividades de Nossa Senhora da Conceição” disse a gestora.