Foto: Hesíodo Goes/Secom
A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (4), a autorização para publicação do terceiro bloco de licitações destinado à construção de 54 Centros de Educação Infantil (CEIs) em Pernambuco. A iniciativa contempla 53 municípios e representa um investimento de R$ 342 milhões, reafirmando o compromisso da gestão estadual com a primeira infância e com a ampliação do acesso à educação pública de qualidade.
“Nós acabamos de lançar um novo edital para o terceiro lote de creches que vamos construir em diversos municípios de Pernambuco. Vamos construir a creche, equipar, pagar o funcionamento dela por um ano e cada unidade vai cuidar de cerca de 350 crianças que terão alimentação garantida, estudo no tempo certo e a garantia de que vão se desenvolver da maneira adequada para ter autonomia e independência na sua vida adulta”, destacou a governadora Raquel Lyra.
As novas unidades fazem parte do Programa Estadual de Incentivo a Novas Turmas de Educação Infantil, dentro do plano Juntos pela Educação, e são viabilizadas por meio de convênios com os municípios, sob coordenação da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Com o novo lote, o Estado alcança 157 creches com licitações publicadas — 51 delas já com obras iniciadas.
De acordo com o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a iniciativa segue o compromisso assumido pelo Governo do Estado com a educação infantil. “Isso é resultado das parcerias que a gente estabelece, não só com os prefeitos no regime de colaboração, mas também internamente, pois há várias secretarias envolvidas dentro do processo. Este é o início de um caminho por meio do qual teremos novas creches para a população”, afirmou o secretário.
Os projetos arquitetônicos foram elaborados pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) em dois modelos: com 5 ou 10 salas, adaptados ao tamanho do terreno e à demanda de cada localidade. Todas as unidades são totalmente acessíveis e equipadas com sala multiuso, solário, playground, áreas verdes, banheiros infantis, cozinha, despensas, áreas de apoio e espaços de serviço. O uso de energia solar e tecnologias para reuso de água também está previsto, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Com informações, assessoria de imprensa
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.