Foto: Hesíodo Goes/Secom
A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quarta-feira (4), a autorização para publicação do terceiro bloco de licitações destinado à construção de 54 Centros de Educação Infantil (CEIs) em Pernambuco. A iniciativa contempla 53 municípios e representa um investimento de R$ 342 milhões, reafirmando o compromisso da gestão estadual com a primeira infância e com a ampliação do acesso à educação pública de qualidade.
“Nós acabamos de lançar um novo edital para o terceiro lote de creches que vamos construir em diversos municípios de Pernambuco. Vamos construir a creche, equipar, pagar o funcionamento dela por um ano e cada unidade vai cuidar de cerca de 350 crianças que terão alimentação garantida, estudo no tempo certo e a garantia de que vão se desenvolver da maneira adequada para ter autonomia e independência na sua vida adulta”, destacou a governadora Raquel Lyra.
As novas unidades fazem parte do Programa Estadual de Incentivo a Novas Turmas de Educação Infantil, dentro do plano Juntos pela Educação, e são viabilizadas por meio de convênios com os municípios, sob coordenação da Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Com o novo lote, o Estado alcança 157 creches com licitações publicadas — 51 delas já com obras iniciadas.
De acordo com o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a iniciativa segue o compromisso assumido pelo Governo do Estado com a educação infantil. “Isso é resultado das parcerias que a gente estabelece, não só com os prefeitos no regime de colaboração, mas também internamente, pois há várias secretarias envolvidas dentro do processo. Este é o início de um caminho por meio do qual teremos novas creches para a população”, afirmou o secretário.
Os projetos arquitetônicos foram elaborados pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) em dois modelos: com 5 ou 10 salas, adaptados ao tamanho do terreno e à demanda de cada localidade. Todas as unidades são totalmente acessíveis e equipadas com sala multiuso, solário, playground, áreas verdes, banheiros infantis, cozinha, despensas, áreas de apoio e espaços de serviço. O uso de energia solar e tecnologias para reuso de água também está previsto, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
Com informações, assessoria de imprensa
A virada de ano sempre traz mudanças na concessão de aposentadorias, desde que a Reforma…
Morreu neste domingo, 7, em um acidente de carro em São Paulo, o cantor Mauri…
Em meio a um cenário de mudanças profundas nas regras de formação de condutores no…
As incrições para o novo concurso público da Caixa Econômica Federal, voltado para cargos de carreira…
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
This website uses cookies.