Brasil

R$ 8,59 bilhões: brasileiros têm até amanhã para resgatar dinheiro em sistema do BC

O prazo para resgatar os valores “esquecidos” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central encerra-se nesta quarta-feira (16). Conforme a mais recente divulgação da autoridade monetária, há mais de R$ 8,59 bilhões disponíveis para saque.

Após essa data, conforme previsto na lei que estabeleceu a reoneração gradual da folha de pagamento para 17 setores da economia, os recursos não resgatados serão transferidos ao Tesouro Nacional e poderão ser utilizados pelo governo federal para equilibrar as contas públicas.

No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que autoriza o governo a recolher recursos esquecidos em instituições financeiras não resgatados por seus titulares. Segundo a nova norma, esses valores serão incorporados ao Tesouro Nacional e poderão ser utilizados para cumprir a meta fiscal, ajudando a compensar eventuais déficits nas contas públicas.

O texto da lei diz que “os saldos não reclamados remanescentes junto às instituições depositárias passarão ao domínio da União e serão apropriados pelo Tesouro Nacional como receita orçamentária primária e considerados para fins de verificação do cumprimento da meta de resultado primário prevista na respectiva lei de diretrizes orçamentárias”.

COMO RECUPERAR OS VALORES?
Para consultar se tem valores a receber, basta acessar o sistema no site do Banco Central (www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber) e preencher os campos com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica).

Após 16 de outubro, o Ministério da Fazenda publicará no Diário Oficial da União um edital com o valor recolhido e informações sobre o banco, conta e agência. Os titulares terão 30 dias para contestar; caso a contestação seja rejeitada, poderão recorrer ao Conselho Monetário Nacional em até 10 dias.

Quem não contestar no prazo perderá o direito aos recursos, que serão incorporados ao Tesouro Nacional. A lei também permite que os titulares solicitem à Justiça o reconhecimento do direito aos depósitos, com prazo de até seis meses após a publicação do edital do Ministério da Fazenda no Conselho Monetário Nacional.

ALERTA CONTRA GOLPES
O Banco Central alerta os correntistas sobre golpes de estelionatários que prometem intermediar resgates de valores esquecidos. O órgão reforça que todos os serviços são gratuitos, não envia links nem solicita dados pessoais. Apenas a instituição financeira indicada na consulta pode entrar em contato, e ninguém está autorizado a pedir senhas.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

MPF vai investigar Prefeitura de Serra Talhada por ofertar curso de medicina sem autorização do MEC

Sem alarde, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco abriu um inquérito para investigar a Prefeitura…

4 horas ago

VÍDEO:Jovem emociona mãe ambulante ao anunciar que foi aprovada em Medicina; veja

Difícil quantificar a emoção de uma mãe ao saber ao saber que sua filha realizou…

4 horas ago

Beneficiários não precisam fazer prova de vida para garantir pagamentos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender benefícios pagos a aposentados e pensionistas que não fizerem a…

7 horas ago

Mulher morre após namorado perder controle de quadriciclo e cair em ribanceira na Mata Sul

Uma mulher morreu após sofrer um acidente com um quadriciclo no município de Rio Formoso, na…

7 horas ago

Dono de bet e esposa: saiba quem são os mortos em queda de helicóptero

O helicóptero que caiu na noite de quinta-feira (16) em uma área de mata fechada em…

11 horas ago

Helicóptero com 4 pessoas cai na Grande SP. Piloto e criança sobrevivem

Um helicóptero caiu na caiu na noite de quinta-feira (16), no Morro do Tico-Tico, nas…

15 horas ago

This website uses cookies.