Brasil

‘Quero que o mercado se exploda’, diz Datena sobre críticas à fala de Lula

Em | Da Redação

Atualizado em

‘Quero que o mercado se exploda’, diz Datena sobre críticas à fala de Lula

 

O apresentador José Luiz Datena usou parte de seu programa ao vivo “Brasil Urgente”, da Band, nesta quinta-feira (17), para sair em defesa de uma fala do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante um evento na Conferência para o Clima das Nações Unidas, a COP27, no Egito.

Mais cedo, Lula havia reafirmado suas críticas ao teto de gastos e as oscilações do mercado financeiro impostas por especuladores, que fazem a bolsa cair e o dólar subir a cada declaração do presidente eleito sobre ampliar investimentos na área social em detrimento das políticas de austeridade. 

Horas mais tarde, então, Datena se manifestou sobre o assunto. “Olha, o mercado financeiro subiu o dólar, a bolsa caiu porque o Lula falou que vai romper o teto de gastos porque falou que vai dar para pobre… Eu quero que o mercado se exploda, pô! O cara disse que não tem jogo no Brasil, como não tem jogo? Esses gringos vem aqui investir quando o dólar sobe. É a moeda podre porque depois que o dólar cai, eles tiram dinheiro daqui e não tem investimento”, disparou.

“Nós vivemos num Brasil colônia, porque não temos fábrica, indústria pra ser a 10º potência do mundo. Por isso que é essa divisão de renda canalha. Pobre tem muito e rico tem pouco. Ah, mas o mercado… Eu quero que se exploda o mercado!”, prosseguiu Datena.

Em encontro com representantes da sociedade civil nesta quinta-feira (17) no Egito, onde participa da COP 27, Lula (PT) fez a defesa do fim do teto de gastos e expôs o interesse de banqueiros no mecanismo, que trava investimentos do orçamento federal para pagamento de juros aos sistema financeiro.

A declaração de Lula acontece um dia após o vice, Geraldo Alckmin (PSB), que comanda o governo de transição, apresentar a chamada PEC da Transição, que propõe que os recursos do Bolsa Família – além de doações para questões ambientais – sejam retirados do teto de gastos. A PEC ainda assegura R$ 22 bilhões para investimentos em infraestrutura com o objetivo de alavancar a iniciativa privada em projetos de geração de emprego.

@portalpe10 Datena defende fala de Lula sobre teto de gastos; “Quero que o mercado se exploda!” #Datena #Bolsonaro #Lula #Mercado #PauloGuedes ♬ original sound – PortalPE10 Portal de notícias

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads