Entretenimento

Quem nunca…? Para não conversar, 79% dos brasileiros já fingiram usar o celular

Para não ter que ficar conversando, a maioria prefere mesmo fingir estar usando o celular. Quem nunca...?

Em | Da Redação

Atualizado em

Quem nunca…? Para não conversar, 79% dos brasileiros já  fingiram usar o celular
Para não ter que ficar conversando, a maioria prefere mesmo fingir estar usando o celular. Quem nunca…?

Algumas pessoas rotulam esse comportamento como “antissocial”, enquanto outras simplesmente buscam “um momento de paz”.

Independentemente da razão, um fato é incontestável: 79% dos brasileiros já simularam estar usando o smartphone como uma maneira de evitar conversas, revela a mais recente pesquisa da Kaspersky. O estudo destaca o celular como uma espécie de “muleta” para situações em que preferimos não ser sociáveis.

Isso é especialmente evidente ao marcar encontros em bares ou restaurantes com amigos. Diante da escolha entre conversar com desconhecidos ou se ocupar com o celular, muitos optam pela segunda opção. Os dispositivos móveis tornaram-se a principal fonte de distração, com mais de 91% dos entrevistados brasileiros admitindo recorrer aos smartphones para passar o tempo, sendo que 95% deles utilizam-nos como forma de distração.

Atualmente, o uso desses dispositivos facilita consideravelmente a esquiva de interações sociais momentâneas ou a simpatia com pessoas ao nosso redor. A pesquisa da Kaspersky Lab revela que 71% das pessoas no Brasil já recorreram a essa estratégia quando se sentem desconfortáveis em situações sociais, mesmo que isso ocorra raramente.

Quatro em cada dez (40%) pessoas preferem realizar tarefas, como solicitar um Uber ou descobrir como chegar a um lugar, por meio de aplicativos ou sites, pois consideram esse processo mais fácil do que perguntar a outra pessoa.

Seja para evitar o contato direto com alguém ou para preencher o tempo livre, a dependência desses dispositivos está gerando ansiedade quando não funcionam adequadamente. Um terço dos entrevistados (37%) não sabe como se distrair sem o auxílio do dispositivo, e 18% chegam a se preocupar porque não sabem como simular ocupação sem o celular.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads