Brasil

Quase metade dos divórcios ocorre menos de dez anos após casamento, mostra IBGE

Quase metade dos divórcios registrados no Brasil ocorre menos de dez anos após a data de casamento. É o que indicam dados de 2023 divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Naquele ano, 47,8% das separações foram formalizadas menos de dez anos depois do casamento. Em termos absolutos, o percentual equivale a cerca de 210 mil de um total de 439,6 mil divórcios com informações de datas disponíveis.

Dez anos antes, em 2013, a porcentagem era menor, de 42,8%. Isso sinaliza que os divórcios mais rápidos ganharam participação ao longo da década.

Ao mesmo tempo, as separações tardias, registradas 20 anos ou mais após a data de casamento, perderam espaço. Esses divórcios corresponderam a 26% do total em 2023, abaixo da proporção verificada em 2013 (32,3%).

O IBGE ainda disse que, em 2023, 26,2% das separações ocorreram no período de 10 a 19 anos depois da data do casamento. O percentual cresceu ante 2013 (24,8%).

Os dados do instituto integram as Estatísticas do Registro Civil. O levantamento considera tanto os divórcios judiciais, concedidos por varas de família, foros ou varas cíveis, quanto os extrajudiciais, realizados por tabelionatos de notas.

Em 2023, o Norte (54,8%) e o Centro-Oeste (51,9%) registraram os maiores percentuais de separações ocorridas menos de dez anos após o casamento. Sudeste (49%), Sul (43,8%) e Nordeste (43,5%) vieram na sequência.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

21 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

22 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.