Brasil

Quase metade dos divórcios ocorre menos de dez anos após casamento, mostra IBGE

Quase metade dos divórcios registrados no Brasil ocorre menos de dez anos após a data de casamento. É o que indicam dados de 2023 divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Naquele ano, 47,8% das separações foram formalizadas menos de dez anos depois do casamento. Em termos absolutos, o percentual equivale a cerca de 210 mil de um total de 439,6 mil divórcios com informações de datas disponíveis.

Dez anos antes, em 2013, a porcentagem era menor, de 42,8%. Isso sinaliza que os divórcios mais rápidos ganharam participação ao longo da década.

Ao mesmo tempo, as separações tardias, registradas 20 anos ou mais após a data de casamento, perderam espaço. Esses divórcios corresponderam a 26% do total em 2023, abaixo da proporção verificada em 2013 (32,3%).

O IBGE ainda disse que, em 2023, 26,2% das separações ocorreram no período de 10 a 19 anos depois da data do casamento. O percentual cresceu ante 2013 (24,8%).

Os dados do instituto integram as Estatísticas do Registro Civil. O levantamento considera tanto os divórcios judiciais, concedidos por varas de família, foros ou varas cíveis, quanto os extrajudiciais, realizados por tabelionatos de notas.

Em 2023, o Norte (54,8%) e o Centro-Oeste (51,9%) registraram os maiores percentuais de separações ocorridas menos de dez anos após o casamento. Sudeste (49%), Sul (43,8%) e Nordeste (43,5%) vieram na sequência.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

2 horas ago

Pesquisa Datafolha: 54% acham que Bolsonaro quis fugir ao danificar tornozeleira; 33% culpam surto

Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada neste domingo (7), apontou que para 54% dos brasileiros, o…

2 horas ago

Mudanças na carteira CNH sem autoescola: novas regras começam a valer nesta semana

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que as novas regras para obtenção da Carteira…

2 horas ago

Saiba o que vai mudar nas regras de aposentadoria do INSS a partir de janeiro de 2026

A virada de ano sempre traz mudanças na concessão de aposentadorias, desde que a Reforma…

2 horas ago

Irmão de Chitãozinho e Xororó morre em acidente de carro

Morreu neste domingo, 7, em um acidente de carro em São Paulo, o cantor Mauri…

2 horas ago

Deputados Bolsonarista tenta restaurar obrigatoriedade das autoescolas para tirar CNH

Em meio a um cenário de mudanças profundas nas regras de formação de condutores no…

2 horas ago

This website uses cookies.