Brasil

Quando sai o PIS de quem trabalhou em 2021? Veja o que se sabe sobre o PIS ano-base 2021

Em | Da Redação

Atualizado em

Quando sai o PIS de quem trabalhou em 2021? Veja o que se sabe sobre o PIS ano-base 2021
FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

O PIS ano-base 2021 é o abono salarial de quem trabalhou ao longo de 2021.

O PIS é pago aos trabalhadores da iniciativa privada que atuaram por pelo menos 30 dias com carteira assinada ao longo do ano-base.

Para receber o PIS, também é preciso ter remuneração de até dois salários mínimos e estar inscrito há pelo menos cinco anos no PIS.

No entanto, o PIS de quem trabalhou em 2021 ainda não foi transferido aos trabalhadores. O abono salarial costumava ser pago a partir do segundo semestre de cada ano.

O calendário, no entanto, foi alterado por causa de uma mudança nas regras.

Agora, uma resolução aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) determina que o pagamento do PIS deve começar no primeiro semestre do exercício fiscal seguinte.

PIS ano-base 2021

De acordo com a nova resolução, quem trabalhou no ano de 2021 não receberá o dinheiro a partir do segundo semestre de 2022, e sim no primeiro semestre de 2023.

Da mesma forma, o PIS referente aos meses trabalhados em 2022 será pago apenas em 2024.

A mudança foi feita após recomendação da Controladoria-Geral da União, com o objetivo de evitar o descumprimento de regras contábeis e financeiras, impedindo que despesas fossem divididas em dois anos.

O chamado PIS 2021, que está sendo pago este ano, é referente aos meses trabalhados no ano de 2019. Clique aqui para saber mais sobre o PIS 2021.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS?
Tem direito ao abono salarial do PIS o trabalhador com carteira assinada que recebe até dois salários mínimos, esteja há pelo menos cinco anos inscrito no PIS/Pasep e tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.

O valor do benefício varia conforme o número de meses trabalhados, atingindo o máximo de um salário mínimo (no valor do ano-base) para quem trabalhou os 12 meses daquele ano.

Da Redação do PortalPE10, com informações do JC Online.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads