Brasil

Proposta que pode proibir o aborto em todos os casos avança na Câmara

Voltou à tona nesta quarta-feira (27) uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que, na prática, proibiria o aborto no Brasil. O projeto é de autoria de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e prevê uma alteração no artigo 5º da Constituição.

O artigo diz respeito à inviolabilidade do direito à vida. Na proposta de Cunha, de 2012, esse direito estaria garantido “desde a concepção”.

A noção de que a vida humana começa na concepção não é um consenso científico e é um debate que transborda para a religião e a ética.

Na prática, embora não altere os trechos do Código Penal que dizem respeito ao aborto, como propunha o PL Antiaborto por Estupro que foi motivo de debate no começo desde ano, acaba proibindo o procedimento ao garantir direitos a fetos.

No Brasil, o aborto é permitido em três circunstâncias: estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal.

No caso do PL Antiaborto por Estupro, a proposta era uma mudança no Código Penal para que mulheres vítimas de estupro que engravidassem pudessem abortar somente até a viabilidade fetal, que ocorre por volta de 22 semanas de gestação.

Com a mudança proposta por Cunha, a redação do artigo seria: “Art.5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes”.

Nesta quarta-feira, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC, com 35 votos favoráveis e 15 contrários. Agora, deverá ser criada uma comissão especial para a discussão da proposta, onde deve ser aprovada, e então segue para plenário na Câmara.

Cabe ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) criar a comissão. Quando o PL Antiaborto por Estupro estava em debate na Câmara, o deputado disse que os direitos garantidos hoje não iriam retroceder.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

47 minutos ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

This website uses cookies.