Brasil

Programa Crédito do Trabalhador tem 29 milhões de simulações de empréstimo em dois dias

Das 6h de sexta-feira (21) até as 18h deste sábado (22), foram feitas 29.301.348 simulações do novo empréstimo consignado, batizado de Crédito do Trabalhador. Essas resultaram em 2.962.330 propostas solicitadas e 6.683 contratos realizados. Os dados foram divulgados no início da noite pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O volume de acessos ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital, por meio do qual são feitas as simulações e contratações, está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos três meses, acrescentou.

Segundo a pasta, o ministro Luiz Marinho tem recomendado aos trabalhadores que não tenham pressa em fechar contrato e que aguardem o prazo de 24 horas no qual os bancos poderão oferecer o empréstimo solicitado no aplicativo. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, disse.

O Crédito do Trabalhador é o novo empréstimo consignado oferecido os trabalhadores do setor privado com carteira assinada. Cerca de 47 milhões de pessoas poderão acessá-los.

No aplicativo da Carteira de Trabalho, na aba Crédito do Trabalhador, o interessado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, valor do salário e tempo de empresa. A partir daí, os bancos têm 24 horas para propor as condições de empréstimo, de forma que o trabalhador poderá escolher a mais adequada.

As prestações serão debitadas da folha salarial, diretamente no e-Social. Essa é a grande inovação desse produto, pois até agora o consignado só era oferecido a funcionários de empresas que tinham convênios com bancos, o que deixava de fora os empregados de empresas pequenas e os trabalhadores domésticos, por exemplo.

O trabalhador pode comprometer até 35% do salário com a prestação. Como garantia, poderá oferecer até 10% de seu saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e 100% da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa.

A expectativa do governo é que as garantias e a competição entre bancos empurrem para baixo os juros dos empréstimos.

Caso desista da operação, o trabalhador tem sete dias corridos, a contar do recebimento do crédito, para devolver todo o dinheiro repassado pelas instituições financeiras, informou o Ministério do Trabalho.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

2 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

2 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

3 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

3 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

3 horas ago

Flávio define anistia como prioridade após ser escolhido para disputa à Presidência pelo pai

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República em 2026, o…

3 horas ago

This website uses cookies.