Brasil

Procurado pela PF,traficante ‘Cabeludo’ é preso em operação policial

A Polícia Civil prendeu esta semana no Guarujá, litoral paulista, o traficante Jairo de Souza, conhecido como Cabeludo, apontado como integrante da Máfia dos Bálcãs. O criminoso, também ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), era procurado pela Polícia Federal desde a Operação Dontraz, deflagrada em 2022.

Segundo as investigações da PF, Cabeludo fazia parte de um esquema bilionário de tráfico internacional de drogas, operado por meio de embarcações carregadas com toneladas de cocaína destinadas ao exterior.

Em outubro do ano passado, pelo menos 10 membros do grupo foram presos, incluindo Aleksandar Nesic, um mafioso sérvio considerado o “cabeça” da operação no Brasil e um dos principais narcotraficantes em atividade no país. As prisões ocorreram no Guarujá e na Praia Grande.

Jairo Cabeludo, descrito como um traficante do segundo escalão da organização criminosa, conseguiu escapar dos policiais federais em outubro.

As investigações revelam que o criminoso atuava como coordenador de logística, responsável pela preparação e carregamento de drogas em lanchas e pesqueiros no Ceará. Ele também estaria envolvido na compra de embarcações.

ORGANIGAÇÕES CRIMINOSAS

No Brasil, o grupo liderado pelos sérvios se associou ao PCC, especialmente com criminosos que operam na comunidade da Pouca Farinha, no Guarujá, próxima ao Porto de Santos. As organizações dividem tanto as atividades de inteligência, logística e operacionais quanto os lucros bilionários do narcotráfico.

A prisão Jairo de Souza foi preso na segunda-feira (17/6) por policiais do 2º DP do Guarujá, em uma operação coordenada pela Delegacia Seccional de Santos.

Investigadores envolvidos no caso foram verificar uma denúncia sobre um criminoso vivendo na cobertura de um prédio no Jardim Las Palmas, conhecido comoJairo Cabeludo ou Jairo Cabelinho.

No local, Jairo inicialmente se mostrou nervoso e permaneceu em silêncio, mas depois admitiu sua identidade e confirmou ser procurado pela Justiça.

O mandado de prisão preventiva contra Cabeludo foi emitido pela 32ª Vara Federal de Fortaleza. O traficante foi encaminhado à Cadeia Pública do Guarujá.

Depois de escapar da polícia em outubro, Jairo Cabeludo foi preso nesta semana | Reprodução/Polícia Civil

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Reforma Tributária: Carnes, pão francês: veja produtos isentos de impostos na cesta básica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (16/1), o projeto de…

8 horas ago

Técnico de enfermagem é preso suspeito de roubar corrente de paciente avaliado em R$5 mil

Um técnico de enfermagem foi preso após ser acusado de roubar uma corrente de ouro…

9 horas ago

Farmácia Popular amplia atendimento para mais de 31 novos municípios de PE; veja como ter acesso a medicamentos gratuitos

O Programa Farmácia Popular do Brasil, cujo objetivo é complementar a oferta de medicamentos por…

9 horas ago

Namorada de olheiro que entregou delator do PCC é presa

Uma modelo, identificada como Jacqueline Moreira, foi presa durante uma operação da Polícia Civil que…

10 horas ago

PIX: governo publica MP que proíbe taxar ou cobrar valor adicional nos pagamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que…

12 horas ago

Durante vistoria de ponte, sobrinho do prefeito de Altinho morre atropelado na PE-149

O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…

17 horas ago

This website uses cookies.